Volvo avança aplicação do sistema ITS4Mobility

A Volvo Bus está confiante no avanço do sistema ITS (Inteligent Tranportation System) 4Mobility no mercado brasileiro, como ferramenta para contribuir para a melhoria da mobilidade urbana das cidades. “Dentro desta visão de vender soluções para o transporte público criamos o sistema ITS4Mobility e com a parceria fechada com a Ericsson pretendemos ampliar o número […]

A Volvo Bus está confiante no avanço do sistema ITS (Inteligent Tranportation System) 4Mobility no mercado brasileiro, como ferramenta para contribuir para a melhoria da mobilidade urbana das cidades. “Dentro desta visão de vender soluções para o transporte público criamos o sistema ITS4Mobility e com a parceria fechada com a Ericsson pretendemos ampliar o número de serviços, agregando mais solução ao sistema existente para ajudar no controle de tráfego das cidades”, destacou Luís Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America, durante a Futurecom, feira de tecnologia realizada em são Paulo.

O sistema ITS4Mobilty foi criado pela Volvo em 1998 na cidade de Gotemburgo, na Suécia, como uma solução para coordenar o transporte das pessoas e diminuir o tempo de espera das pessoas nos pontos de ônibus para não ficar congelando a uma temperatura abaixo de 15 graus. Nos últimos 20 anos o sistema evolui muito, acompanhando os avanços tecnológicos. Hoje possui o que há de mais avançado em tecnologia de gestão de tráfego e informação do mundo, sendo a pioneira e ainda única no Brasil.

Em 2010, este sistema foi introduzido no Brasil, tendo a cidade de Goiânia como a primeira a implantar esta solução para conseguir o maior controle sobre a operação do transporte público.

Na cidade de Goiânia, o sistema é gerenciado pela RMTC, o consórcio responsável pela operação do transporte público municipal. Hoje o sistema abrange 18 municípios, 259 linhas, 14.500 viagens por dia que são realizadas por 1.300 ônibus. “Com o nosso sistema de gerenciamento de tráfego implantado em Goiânia e agora com a participação da Ericsson, olho para o futuro com muitas possibilidades. Nós podemos agregar muito mais produtos a este pacote. Podemos agregar muito mais informação e mobilidade ao passageiro e, através disso, aumentar a sua satisfação, aumentando a sua qualidade de vida e o retorno dos serviços aos nossos clientes”, destacou Pimenta.

“Estamos discutindo com outros países este acordo, pois queremos aproveitar a expertise da Volvo Bus como fabricante de veículos para entrar na área de transporte”, declarou Jo Arne Lindstard, vice-presidente de indústria e sociedade da Ericsson América latina. “A Volvo precisava desse tipo de suporte e nós tínhamos a experiência do sistema de integração e de criar uma solução para diminuir custos. Então decidimos unir a nossa força do lado da tecnologia e com a Volvo com a experiência na produção de ônibus e na oferta de soluções para o transporte.”

Nesta parceria com a Ericsson a Volvo pretende desenvolver um sistema modular para se adequar melhor às diferentes características das cidades. “Em são Paulo nós podemos aplicar a solução somente para uma empresa ou para toda a cidade”, disse Pimenta.

“No futuro as cidades estarão cada vez mais conectadas, com soluções integradas controlando o desempenho do tráfego e a mobilidade e o nosso programa pode ser integrado com o sistema de gestão de trânsito”, ressaltou.

O executivo da Volvo disse que é preciso criar soluções para melhorar a segurança, a eficiência e toda a modernidade dentro deste ecossistema, o que realmente dará um transporte sustentável para o futuro. “Para chegar a esse ponto, primeiro precisamos conectar as diferentes partes do ecossistema – os carros, os ônibus – e a infraestrutura das estradas em um sistema de gerenciamento de tráfego. Desta forma todas as informações poderiam ser analisadas e as decisões tomadas antecipadamente”, declarou o vice-presidente da Ericsson.

Veja também

Por