Começa construção da torre de controle de Sorocaba

O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes, definiu a construção da torre de controle do aeroporto estadual Bertram Luiz Leupolz, de Sorocaba, no interior de São Paulo. A primeira etapa da obra será executada pela DP Barros/SP Engenharia, consórcio vencedor da licitação. O investimento […]

O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes, definiu a construção da torre de controle do aeroporto estadual Bertram Luiz Leupolz, de Sorocaba, no interior de São Paulo. A primeira etapa da obra será executada pela DP Barros/SP Engenharia, consórcio vencedor da licitação. O investimento é de R$ 13,8 milhões e o prazo previsto para conclusão é outubro de 2016.

O pacote de melhorias contempla a construção da torre de controle com 500 m2, subestação principal, anexos operacionais e vias de acessos operacionais. Na segunda etapa da obra, serão implantados os equipamentos necessários à operação: dois grupos geradores, dois conjuntos de transformadores, reguladores de corrente contínua e de infraestrutura elétrica.

Segundo o Daesp, a implantação da torre de controle proporcionará maior segurança de voo aos usuários do aeroporto de Sorocaba, que é o principal aeródromo voltado à aviação geral no interior do estado. É um importante polo de manutenção e abriga fabricantes de aeronaves executivas como Embraer, Dassault e Gulfstream. Em 2014, o aeroporto recebeu 65.802 pousos/decolagens e 42.162 embarques/desembarques.

O Daesp informa que esta obra será executada com recurso total do governo do Estado de São Paulo que sairá do investimento anunciado por meio do Programa de Investimentos em Logística – Aeroportos (PIL), já que as licitações prometidas pelo governo federal para 2014 não aconteceram.

 

Veja também

Por