A qualidade do transporte público

A Volvo e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) promoverão um debate sobre a qualidade dos sistemas de transporte durante o congresso Smart City Business, evento sobre a gestão das cidades, que acontece em Curitiba, entre os dias 19 e 21 de maio de 2015. Também farão parte dos debates os presidentes da […]

vista aérea do sistema BRT de Bogotá

A Volvo e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) promoverão um debate sobre a qualidade dos sistemas de transporte durante o congresso Smart City Business, evento sobre a gestão das cidades, que acontece em Curitiba, entre os dias 19 e 21 de maio de 2015.

A mobilidade urbana precisa ser vista como instrumento de desenvolvimento social, econômico e ambiental
Ayrton Amaral
Executivo da Volvo
O fórum reúne especialistas com o objetivo de apresentar e debater soluções que contribuam para aumentar a eficiência e a qualidade do transporte urbano de passageiros. Participam do evento o arquiteto e urbanista Jaime Lerner; o especialista em mobilidade sustentável e diretor de meio ambiente da Volvo Bus, Edward Jobson; e o especialista em segurança e design urbano do Instituto Shibaura de Tecnologia do Japão, Hitoshi Nakamura.

Também farão parte dos debates os presidentes da Associação Nacional do Transporte Público (ANTP), Ailton Brasiliense, da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Cunha e da Logit (empresa de consultoria de transportes), Wagner Colombini.

“A mobilidade urbana precisa ser vista como instrumento de desenvolvimento social, econômico e ambiental” afirma Ayrton Amaral, especialista em mobilidade da Volvo Bus Latin America. Em sua opinião, um sistema de ônibus, para ser reconhecido como de qualidade, precisa ter a mesma infraestrutura que sistemas de trilhos; é necessário que reúna características como vias segmentadas para ônibus, pré-pagamento de tarifas, segurança, pontualidade, terminais de integração e informação ao passageiro. “Sistemas de transporte bem organizados, além de melhorarem a qualidade de vida das pessoas, através do ganho no tempo das viagens, e de oferecerem maior conforto e segurança, também melhoram a saúde pública e o meio-ambiente, reduzindo a emissão de gases na cidade”, argumenta Amaral.

Veja também

Por