RIOgaleão Cargo almeja certificação farmacêutica

O RIOgaleão Cargo, no Rio de Janeiro, tornou-se o primeiro terminal logístico da América Latina a participar de um programa global de certificação farmacêutica da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). O RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim, firmou contrato com a IATA com o objetivo de conquistar o certificado CEIV Pharma (Centre of Excellence […]

Terminal de cargas do RIOgaleão

O RIOgaleão Cargo, no Rio de Janeiro, tornou-se o primeiro terminal logístico da América Latina a participar de um programa global de certificação farmacêutica da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). O RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim, firmou contrato com a IATA com o objetivo de conquistar o certificado CEIV Pharma (Centre of Excellence for Independent Validators), emitido pela IATA, para garantir as melhores práticas em transporte e armazenamento de produtos farmacêuticos

Para alcançar esta certificação, o aeroporto participará de um programa adotado mundialmente, que consiste em auditorias e treinamentos técnicos no terminal de cargas. Estas ações terão o objetivo de garantir que o armazenamento e o transporte de produtos da indústria farmacêutica estejam em conformidade com as melhores práticas e normas operacionais adotadas no mercado internacional, para garantir ainda mais qualidade aos serviços oferecidos e à integridade da cadeia fria, além de reduzir os riscos e custos logísticos para os clientes deste setor estratégico.

“Hoje, o RIOgaleão é uma das principais portas de entrada para os produtos farmacêuticos no País. Estes bens representam, aproximadamente, 20% da receita total do nosso terminal de cargas.

Atualmente, o Brasil e a Índia assumem, juntos, a segunda posição no ranking mundial de países emergentes que figuram no mercado farmacêutico de cargas, perdendo apenas para a China. Nós queremos despontar nesse cenário e elevar ainda mais nossos padrões e nossa participação neste segmento. A obtenção do certificado CEIV Pharma, aliada aos investimentos que estamos fazendo no terminal de cargas, certamente nos apoiarão em consolidar a nossa posição como uma das principais portas de entrada do segmento na América Latina”, reforça Patrick Fehring, diretor do RIOgaleão Cargo.

O RIOgaleão Cargo, é o ativo de logística da concessionária RIOgaleão, que tem como sócias Odebrecht TransPort, Changi e Infraero. Em agosto do ano passado, o terminal de cargas do aeroporto iniciou um programa de investimentos da ordem de R$ 20 milhões, destinado à realização de melhorias, incluindo a instalação de uma nova câmara fria, que possibilitou triplicar a capacidade de armazenamento de cargas refrigeradas. O novo espaço, que ocupa uma área de 11 mil m3, tem dois ambientes de diferentes temperaturas e conta com um transelevador, que propicia ainda mais agilidade na operação.

Veja também

Por