Campinas recebe 41 articulados Volvo

A VB Transportes e Turismo, que opera no transporte coletivo de Campinas, recebeu 41 novos ônibus articulados Volvo para renovação de sua frota. “A aquisição reforça o compromisso das concessionárias com a qualidade do transporte público da cidade. Com estes novos veículos, a idade média da frota cai para 3,8 anos, e alcançamos 81% de […]

A VB Transportes e Turismo, que opera no transporte coletivo de Campinas, recebeu 41 novos ônibus articulados Volvo para renovação de sua frota. “A aquisição reforça o compromisso das concessionárias com a qualidade do transporte público da cidade. Com estes novos veículos, a idade média da frota cai para 3,8 anos, e alcançamos 81% de acessibilidade”, declara Paulo Barddal, diretor de comunicação e marketing da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), à qual a VB é associada.

Os articulados Volvo têm 18 metros de comprimento e capacidade para 160 passageiros. São equipados com caixa de câmbio automática, freio a disco e EBS – sistema de controle eletrônico dos freios que oferece mais eficiência e estabilidade às frenagens. Os veículos também contam com controle de aceleração inteligente que garante que somente a potência necessária seja empregada nos arranques e retomadas de velocidade, o que reduz o consumo de combustível.

“São características que aumentam a eficiência do sistema de transporte, garantem mais segurança à operação, conforto aos passageiros e ainda reduzem o consumo de combustível e as emissões de poluentes”, ressalta Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America.

Os novos ônibus, que vão atender cerca de um milhão de usuários por mês, são equipados com o Gerenciador de Frotas da Volvo, que oferece um raio-x completo da operação dos ônibus. O sistema fornece informações sobre consumo de combustível, tempo de marcha lenta, quantidade e tempo de paradas, e velocidade por veículo e por motorista. A solução também tem um código de falhas, que é composto por um conjunto com mais de 40 sensores que monitoram a saúde do veículo e emitem sinais de alerta quando há desgaste em alguma peça.

Veja também

Por