Scania vai lançar ônibus biarticulado

A Scania prepara sua entrada em mais um segmento do mercado de ônibus urbanos: o de biarticulados. O novo produto da montadora já foi lançado para o mercado mexicano e a versão brasileira deve estar pronta nos próximos meses. “Vai renovar nosso portfólio de produto para o mercado urbano. Temos o padron de 12 metros, […]

Biarticulado da Scania lançado no México

A Scania prepara sua entrada em mais um segmento do mercado de ônibus urbanos: o de biarticulados. O novo produto da montadora já foi lançado para o mercado mexicano e a versão brasileira deve estar pronta nos próximos meses. “Vai renovar nosso portfólio de produto para o mercado urbano. Temos o padron de 12 metros, o de 15 metros, o articulado e agora vamos ter o biarticulado”, explica Silvio Munhoz, diretor de vendas de ônibus da Scania no Brasil.

De acordo com Munhoz, o biarticulado já está sendo encarroçado, mas ele não revela qual empresa está fabricando a carroceria do novo chassi, que terá as opções de piso alto e baixo.

Segundo o executivo, a Scania vinha tratando os urbanos “com certa reserva”, mas a Scania mundial decidiu aumentar a participação da empresa no segmento urbano, não só no Brasil, mas em uma ação global. “A Scania vem fazendo investimentos no desenvolvimento de novos produtos, e o biarticulado não é o único, virão outros novos produtos para aplicação urbana”, revela Munhoz.

Para aumentar sua participação neste segmento, a montadora não vai se restringir apenas a lançar novos produtos, mas está também mudando a forma de atuar nesse nicho de mercado, indo além dos produtos, com ações diretas junto aos operadores, e incrementando as relações com as autoridades que controlam o sistema de transporte urbano. “Estamos fazendo um trabalho de pré-vendas, para estar mais presentes, informar o que podemos fazer em termos de ônibus urbanos, quais as vantagens do nosso produto, as características técnicas, e explicando aos operadores que alternativas temos a oferecer para ônibus urbanos”, diz.

O market share da Scania no segmento de urbanos é pequeno. Em São Paulo, maior mercado de urbanos do país, de quase 15 mil ônibus que compõem a frota urbana, apenas perto de 400 veículos têm chassis Scania, sendo 99% deles de 15 metros, além de 70 ônibus movidos a etanol – de 15 metros 6×2. Considerando suas vendas no primeiro quadrimestre do ano, quando a montadora teve 60 ônibus licenciados, praticamente 100% foram de ônibus rodoviários.

Veja também

Por