Melhora a velocidade nos corredores e faixas exclusivas de SP

Talvez os passageiros não tenham essa percepção, mas a São Paulo Transporte (SPTrans) afirma, em divulgação oficial, que os usuários do sistema de transporte público da capital paulista tiveram uma redução de quatro horas semanais em suas viagens de ônibus, graças ao aumento da velocidade média dos coletivos nos corredores exclusivos da cidade. Levantamento recente […]

Trânsito de São Paulo com corredor exclusivo de ônibus

Talvez os passageiros não tenham essa percepção, mas a São Paulo Transporte (SPTrans) afirma, em divulgação oficial, que os usuários do sistema de transporte público da capital paulista tiveram uma redução de quatro horas semanais em suas viagens de ônibus, graças ao aumento da velocidade média dos coletivos nos corredores exclusivos da cidade.

Levantamento recente da SPTrans apurou um aumento da velocidade média nos horários de pico, períodos em que, em 2015, a média ultrapassou os 20 km/h. O estudo abrangeu o movimento de março a dezembro de 2013, de janeiro a dezembro  de 2014, e entre janeiro a junho de 2015, e considerou, separadamente, os trajetos sentido Centro-Bairro e Bairro-Centro.

Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também apontam que a velocidade média praticada pelos coletivos nas faixas exclusivas vem apresentando aumentos significativos. Uma amostragem feita entre 13 de janeiro e 31 de outubro de 2014, representando 65,7 quilômetros de vias exclusivas, indica um crescimento de 67,5% na velocidade média, com elevação de 12,1 Km /h, antes da implementação,  para 20,3 Km/h, após o início da operação.

As faixas dedicadas também proporcionaram uma redução no tempo médio de deslocamento nos horários de pico: era de 69 minutos no pico da tarde em 2012 e caiu para 64 minutos em 2014. Já no pico da manhã, era de 66 minutos em 2012 e chegou a 63 minutos em 2014.

Outro resultado positivo atribuído às faixas dedicadas é a redução na lentidão de trânsito, em toda a cidade. Enquanto de 2011 para 2012 houve um crescimento de 14,8%, de 2013 para 2014 o aumento ficou em 2,8%. A explicação é que as faixas exclusivas organizam o trânsito de veículos e estimulam a migração de pessoas para o transporte coletivo. A SPTrans também apurou elevação da velocidade média nos corredores de ônibus.

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