A nova fábrica de ônibus Mercedes-Benz na Colômbia

O Grupo Daimler está expandindo sua operação de montagem de chassis de ônibus na Colômbia, com a inauguração de uma nova fábrica de ônibus na cidade de Funza, na região metropolitana de Bogotá. A Mercedes-Benz do Brasil é parceira da nova planta, fornecendo chassis em regime CKD (Completely Knock-Down – completamente desmontado) para produção final […]

vista interna da nova fábrica de chassis para ônibus da Mercedes-Benz na Colômbia

O Grupo Daimler está expandindo sua operação de montagem de chassis de ônibus na Colômbia, com a inauguração de uma nova fábrica de ônibus na cidade de Funza, na região metropolitana de Bogotá. A Mercedes-Benz do Brasil é parceira da nova planta, fornecendo chassis em regime CKD (Completely Knock-Down – completamente desmontado) para produção final da nova linha de montagem em Funza.

Foram investidos cerca de US$ 2 milhões na nova unidade da Daimler Colômbia que tem uma capacidade instalada de 4.000 unidades por ano em sua fase inicial de operação. A planta ocupa uma área de 11 mil metros quadrados, e foi preparada para entregar ônibus desenvolvidos com a tecnologia BlueTec 5, que se destaca pelo menor consumo de combustível e baixa emissão de poluentes.

Num primeiro momento, serão montados ali seis modelos de chassis de ônibus, com o intuito de serem novas referências no transporte de passageiros no País, indicados para aplicações como os sistemas integrados de transporte urbano, serviços intermunicipais, serviços especiais e transporte escolar. Esse portfólio atende à demanda por veículos de alta qualidade com a melhor tecnologia e com maior segurança nas vias.

A Mercedes-Benz tem forte presença no Sistema Integrado de Transporte Público (SITP) de Bogotá, com mais de 60% de participação nos veículos novos integrados a este sistema, chamado de Transmilenio, que é considerado referência mundial em transporte coletivo.

Presença histórica na Colômbia

A marca Mercedes-Benz está presente na Colômbia desde 1948. No ano de 1998, a representação local passou a ser uma filial do Grupo Daimler. Desde então, a Daimler Colômbia tem vivenciado uma constante expansão em sua organização e de sua rede de concessionários e distribuidores autorizados. Atualmente, são mais de 15 parceiros de negócio nas principais cidades do país.

Há mais de 15 anos, a Daimler Colômbia atua no mercado do transporte coletivo urbano de massa daquele país, o que envolve os sistemas de Bogotá, Pereira, Bucaramanga, Medellín e outras importantes cidades. São mais de 3.000 ônibus de alta qualidade e tecnologia de ponta rodando por suas vias, além de um modelo único de serviço de manutenção da Daimler disponível durante 24 horas por dia e sete dias por semana. Segundo nota da Mercedes-Benz, esse serviço monitora o funcionamento de cada um destes veículos, a fim de manter os sistemas de segurança, garantir o ótimo nível de emissões, aumentar a vida útil dos componentes e diminuir os custos operacionais para os clientes.

Reforço na América do Sul

A inauguração da nova fábrica na Colômbia reforçou a presença da Daimler na América do Sul, refletindo na importância da Mercedes-Benz do Brasil, que é responsável por todos os negócios do Grupo Daimler na América Latina, onde possui cinco unidades industriais. São três unidades no Brasil (caminhões, chassis de ônibus e agregados são produzidos em São Bernardo do Campo/SP; caminhões em Juiz de Fora/MG; e central de distribuição de peças e pós-vendas em Campinas/SP); uma planta na Argentina (para fabricação de veículos da linha Sprinter, caminhões e chassis de ônibus); e a recém-inaugurada unidade na Colômbia (montagem de chassis de ônibus).

A Daimler Latina concentra a responsabilidade pelas atividades comerciais de produtos das marcas Mercedes-Benz, Fuso, Freightliner, Thomas Built Buses, Western Star e Detroit Diesel em 43 países da região, com exceção do Brasil e da Argentina, que já possuem operações próprias de seus negócios; e do México, que integra outra divisão com os Estados Unidos.

Na ocasião da inauguração da nova planta, em maio deste ano, Mathias Held, presidente da Daimler Colômbia, disse que: “Este é um momento muito importante para a nossa Empresa e para o Grupo Daimler, que deu todo o apoio para a construção da nova planta. Podemos, assim, atender às novas necessidades e às exigências do mercado colombiano, satisfazendo às mais altas expectativas dos clientes locais”.

“Com um investimento de mais de 5 bilhões de pesos (aproximadamente US$ 2 milhões), temos hoje nossa primeira planta de ônibus com a avançada tecnologia BlueTec 5 da Mercedes-Benz, que oferece benefícios em termos de eficiência e consumo de combustível, reduzindo também as emissões de poluentes”, disse Mathias Held. “Assim, seguimos avançando com o compromisso de oferecer ao mercado veículos para transporte coletivo que atendem às normas vigentes em todas as cidades colombianas e nos demais países da região”, acrescentou.

Veja também

Por