Budel adquire 53 Axor 2644 6×4 da Mercedes-Benz

A empresa paranaense Budel Transportes – que atua nos segmentos sucroalcooleiro, cargas líquidas e secas, além do nicho de locação de máquinas e serviços de terraplenagem – adquiriu 53 unidades novos caminhões extrapesados Axor 2644 6×4 Econfort da Mercedes-Benz, para ampliar e renovar sua frota em composições de rodotrens de nove eixos e 74 toneladas […]

A empresa paranaense Budel Transportes – que atua nos segmentos sucroalcooleiro, cargas líquidas e secas, além do nicho de locação de máquinas e serviços de terraplenagem – adquiriu 53 unidades novos caminhões extrapesados Axor 2644 6×4 Econfort da Mercedes-Benz, para ampliar e renovar sua frota em composições de rodotrens de nove eixos e 74 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC). Direcionados ao transporte de cana de açúcar, no interior de São Paulo, os veículos operam, principalmente, em vias fora de estrada, e também em alguns trechos mistos.

“A Mercedes-Benz tem uma longa história conosco, desde 1967, quando meu pai, Darci Budel, começou a trabalhar como autônomo com um L-312”, relembra Marcus Vinicius Budel, diretor da Budel. “A Mercedes-Benz foi a única (montadora) que investiu no relacionamento com nossa empresa desde o começo, o que reconhecemos, novamente, nesta nova negociação. Nossa operação é extremamente severa e para isso precisamos de um veículo robusto e com baixo custo de manutenção, características às quais o Axor se encaixou perfeitamente”, acrescenta.

A transportadora foi uma das primeiras a adquirir o Axor 2644 logo que o veículo chegou ao mercado. “Mesmo assim, testamos quase todos os cavalos mecânicos da Mercedes-Benz, o que nos deu parâmetro de comparação com outras marcas. Recentemente, experimentamos os modelos 6×2, os quais tiveram uma evolução em termos de consumo de diesel. Na aplicação rodoviária, por exemplo, saímos de um consumo de 2  para 2,15 km/l com um caminhão sem redução nos cubos, o que nos deu uma economia em torno de 7,5%”, relata Marcus Budel.

O Axor Econfort é equipado com o câmbio automatizado Mercedes PowerShift, com funções EcoRoll e Power Mode, suspensão traseira pneumática no chassi, suspensão a ar nas cabines leito, interior totalmente renovado com novo banco do motorista, disponibilidade de eixos traseiros sem redução nos cubos, opções de freio a tambor ou a disco, ar-condicionado e freio ABS. A linha Axor está disponível nas versões 6×2 e 6×4, e atende plenamente às configurações de semirreboques de três eixos convencionais ou distanciados, com PBTC de 48,5 a 53 toneladas, bitrem com PBTC de 57 toneladas e bitrenzão/rodotrem com PBTC de 74 toneladas.

A durabilidade e o trabalho de pós-venda da Mercedes, incluindo a disponibilidade de reposição de peças, também contaram ponto para a escolha da Budel. “Temos caminhões rodoviários ano 2007 ainda em operação. Em 2003, quando compramos o primeiro pesado com motor OM 457, a Mercedes-Benz deu um salto na questão da durabilidade. Chegamos a renovar a frota com veículos que já tinham 1.300.000 km sem ter feito reparo no motor. Além disso, no que se refere a peças de reposição, as outras marcas ainda estão muito atrás da Mercedes-Benz”, declara o diretor da transportadora.

História

A trajetória da Budel. Transportes está marcada pela presença da Mercedes-Benz. Além do L-312 em 1967, Darci Budel adquiriu um L-1111 ano 1968 e depois um L-1313 ano 1972, veículos utilizados no transporte de madeira. Em 1976, comprou seu primeiro caminhão zero, um 1513, passando a trabalhar com caminhão caçamba. Em 1983 foi fundada a Budel Transportes e, a partir daí, a empresa começou a comprar veículos em maior escala.

Atualmente, para transportar uma média de 52.800 toneladas por mês, na operação rodoviária, e 625 mil toneladas/mês na atividade fora de estrada, a empresa conta com uma frota própria de 195 veículos, dos quais 141 unidades são Mercedes-Benz: 113 caminhões Axor (modelos 2831, 2544 e 2644), dez Actros, dez Atego, quatro micro-ônibus LO-915, dois ônibus OF-1721 e duas Sprinter.

“O Axor Econfort combina perfeitamente força, extrema robustez e resistência com alto nível de conforto e economia”, declara Gilson Mansur, diretor de vendas e marketing de caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso resulta em excelente desempenho e alta produtividade, assegurando rentabilidade para os clientes”, acrescenta.

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