Porto de Santos registra movimento recorde nos cinco meses do ano

O porto de Santos alcançou a sua melhor marca no acumulado de janeiro a maio de 2015, com a movimentação de 45,9 milhões de toneladas de cargas, um crescimento de 6,6% sobre os 43,06 milhões de toneladas transportadas nos primeiros cinco meses de 2014, segundo dados divulgados pela Companhia Docas do Estado de São Paulo […]

O porto de Santos alcançou a sua melhor marca no acumulado de janeiro a maio de 2015, com a movimentação de 45,9 milhões de toneladas de cargas, um crescimento de 6,6% sobre os 43,06 milhões de toneladas transportadas nos primeiros cinco meses de 2014, segundo dados divulgados pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).

Em maio, o porto também registrou o melhor resultado mensal com o total de 10 milhões de toneladas de cargas movimentadas. Além de apresentar um salto de 13,7% sobre o mesmo mês do ano passado, quando passou por este terminal portuário 8,8 milhões de toneladas de cargas, este volume superou em cerca de 10% a expectativa inicial da Codesp, que havia projetado no início do ano a movimentação de 9,05 milhões de toneladas para este mês.

Alencar Costa, diretor de administração e finanças da Codesp, mantém expectativas positivas para o setor.  “Se mantivermos essa performance, certamente, suplantaremos a projeção de 114 milhões de toneladas de carga estimada para este ano”, afirma Costa.

Segundo a Codesp, o resultado positivo alcançado em maio foi decorrente do aumento de 22,3% nas exportações, que totalizou 7,3 milhões de toneladas, e da alta de 8,6% de janeiro a maio em comparação a igual período do ano passado, acumulando 32,3 milhões de toneladas.

Já as importações garantiram alta de 2% no movimento acumulado deste ano na comparação com o ano passado, com o total de 13,5 milhões de toneladas. Já o resultado de maio ficou negativo em 4,3%, atingindo 2,7 milhões de toneladas, ante 2,8 milhões de toneladas de cargas movimentadas em maio de 2014.

No movimento mensal, os principais produtos embarcados pelo porto de Santos foram o açúcar, com 1,4 milhão de toneladas, alta de 34,8%, e a soja, com 2,4 milhões de toneladas, um salto de 36,3%. O complexo de soja, que agrega os embarques de grãos e farelo, foi o principal destaque na exportação do mês, com a movimentação de 2,9 milhões de toneladas, 34,1% maior que no mesmo mês do ano anterior, que somou 2,1 milhões de toneladas.

No acumulado de janeiro a maio a movimentação de contêineres aumentou 8,7% somando 1.517.824 TEU, ante 1.396.189 TEU registrados nos cinco meses do ano anterior.

Até maio o porto de Santos registrou 2.147 atracações, 0,5% superior a igual período de 2014. No mês de maio, o número de atracações ficou estável em relação a 2014, totalizando 429 embarcações, mesma quantidade que no ano anterior.

Em sua análise sobre a movimentação do porto de Santos, Edinho Araújo, ministro dos Portos, destacou que “o aumento verificado nas exportações mostra a capacidade do país e do porto de Santos em responder positivamente a situações adversas, como a crise internacional que afeta nossa economia”.

 

Veja também

Por