Marcopolo tem novo diretor-geral

A Marcopolo anuncia hoje (25.06) a nomeação de Francisco Gomes Neto para a diretoria-geral da empresa, sucedendo José Rubens de la Rosa, que ocupa este cargo desde 2000 e vai se dedicar a novos projetos pessoais e profissionais. O executivo assumirá o comando a partir do dia três de agosto. Segundo Mauro Bellini, presidente do […]

A Marcopolo anuncia hoje (25.06) a nomeação de Francisco Gomes Neto para a diretoria-geral da empresa, sucedendo José Rubens de la Rosa, que ocupa este cargo desde 2000 e vai se dedicar a novos projetos pessoais e profissionais. O executivo assumirá o comando a partir do dia três de agosto.

Segundo Mauro Bellini, presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, a escolha do novo diretor-geral faz parte do processo sucessório da empresa, que está em curso desde 2013. “O novo diretor-geral foi escolhido pelo seu perfil, competências e por ter larga experiência internacional, fundamental para a estratégia de atuação global da companhia, além de conhecer o setor automotivo”, esclarece Bellini.

Francisco Gomes Neto é graduado em engenharia elétrica pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) – SP, com especialização em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) – SP, MBA em Controladoria, Finanças e Gestão de Riscos pela Universidade de São Paulo (USP) e cursos complementares na Universidade St. John de Nova York e Universidade de Michigan, em Ann Arbor, nos Estados Unidos. Nos últimos 15 anos trabalhava na Mann Hummel, no cargo de vice-presidente Américas.

Um dos principais desafios de Gomes é dar continuidade à estratégia de crescimento da companhia no mercado nacional e internacional, assim como na consolidação de seu programa de internacionalização.

Para auxiliar no processo de transição, José Rubens de la Rosa permanecerá temporariamente atuando nos conselhos e comitês da Marcopolo. O executivo ingressou na empresa em 1997, como diretor financeiro e em 2000 foi nomeado diretor-geral. Segundo comunicado da Marcopolo, sua gestão foi importante para o crescimento da companhia e ampliação do programa de internacionalização, além da consolidação da liderança nos principais mercados onde atua.

Uma das maiores fabricantes de ônibus e soluções para o transporte de passageiros do mundo, a Marcopolo alcançou em 2014 uma receita líquida consolidada de R$ 3,4 bilhões. A companhia tem mais de 20 mil colaboradores em operações nos cinco continentes, em países como África do Sul, Argentina, Austrália, China, Colômbia, Egito, Índia, México e Rússia, além de participação na New Flyer, empresa canadense fabricante de ônibus urbanos, com plantas industriais nos Estados Unidos e no Canadá.

 

 

Veja também

Por