Marcopolo entrega 31 ônibus para a Visate, operadora de Caxias do Sul

A Marcopolo concluiu a entrega de 31 novos ônibus para a Viação Santa Tereza (Visate), operadora do transporte urbano de Caxias do Sul (RS). São seis unidades do modelo BRT articulado, duas da versão BRS piso baixo e 23 do Novo Torino. Os veículos serão utilizados no Sistema Integrado de Mobilidade Urbana (SIM) de Caxias, […]

A Marcopolo concluiu a entrega de 31 novos ônibus para a Viação Santa Tereza (Visate), operadora do transporte urbano de Caxias do Sul (RS). São seis unidades do modelo BRT articulado, duas da versão BRS piso baixo e 23 do Novo Torino. Os veículos serão utilizados no Sistema Integrado de Mobilidade Urbana (SIM) de Caxias, novo sistema de transporte da cidade, com corredores exclusivos, que entrará em operação em janeiro de 2016.

Segundo Paulo Corso, diretor comercial da Marcopolo, a prefeitura de Caxias do Sul está investindo muito em mobilidade urbana e na elevação ainda maior do transporte coletivo. “A cidade, mesmo não sendo uma metrópole como as capitais nacionais, quer ser modelo para todo o Brasil em termos de aplicação das melhores soluções para o transporte”, explica Corso.

Montado em chassi Volvo, o Viale BRT articulado possui 21 metros de comprimento e capacidade para 180 passageiros. O veículo conta com conceitos de melhor ocupação de espaço e de ergonomia para ampliar o conforto e a segurança dos passageiros. A altura interna é maior, o que permite a instalação de alto-falantes e amplo espaço para propaganda nas laterais superiores.

A versão com piso baixo é o modelo mais moderno em produção no Brasil e incorpora, entre outras tecnologias, motorização entre os eixos do primeiro carro, com baixa emissão de gases poluentes, câmbio automático, freio a disco e EBS — um sistema de controle eletrônico que proporciona mais eficiência e estabilidade às frenagens —, controle de aceleração inteligente, dispositivo que garante que somente a potência necessária seja empregada nos arranques e retomadas de velocidade, reduzindo o consumo de combustível.

Empresa que opera o transporte urbano de Caxias do Sul desde 1986, a Visate possui uma frota com 344 ônibus com idade média de cinco anos. Em 2014,  os seus veículos rodaram cerca de 23 milhões de quilômetros.

 

 

Veja também

Por