Scania lança rodoviário 8×2

A Scania lança o cavalo mecânico com configuração de rodas 8×2, sua nova solução para o segmento de caminhões rodoviários. O modelo se encaixa como mais uma opção para o transporte de cargas de longas distâncias, e ficará posicionado entre a composição chamada de “vanderleia” (de eixos espaçados) e o bitrem. Ele pode ser 100% financiado por meio das atuais linhas de crédito disponíveis.

A solução da Scania foi inspirada na iniciativa do o Grupo G 10, transportador rodoviário de Maringá (PR) que desenvolveu implementação para conseguir redução de custos. A transportadora adaptou um cavalo mecânico 6×2 para transformá-lo em 8×2, e trafegar com carretas de três eixos.

A G 10 fez a adaptação em oficinas independentes, e a alternativa foi copiada por outras transportadoras. A configuração 8×2 rodoviária permite o aumento de capacidade de carga em comparação à 6×2 com “vanderleia” e menor custo operacional em relação a um bitrem, mantendo a composição dentro da lei.

No início de 2011, entrou em vigor a resolução do Contran nº 210/211, que definiu a obrigatoriedade de tração dupla, tipo 6×4, para as combinações cujo peso bruto total combinado (PBTC) seja superior ou igual a 57 toneladas.

Em razão de a alternativa ter virado tendência e ser cada vez mais rentável, o G 10 procurou a fabricante sueca para desenvolver uma solução de fábrica. A Scania, que já vinha estudando a configuração de eixos 8×2 rodoviária desde 2009, acompanhou o projeto do G10 e desenvolveu o caminhão internamente com peças e componentes capazes de atender também às demandas dessa aplicação.

“A Scania busca atender às necessidades dos clientes e aceitou o desafio de desenvolver e produzir o caminhão. Agora,trazemos ao mercado um modelo com garantia 100% de fábrica para o quarto eixo, com todas as suas vantagens e sem nenhum tipo de adaptação”, afirma Victor Carvalho, diretor de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil.

A versão 8×2 original representa para o cliente redução do investimento inicial de compra ante uma composição de bitrem com cavalo 6×4 e também na adaptação de um quarto eixo não original no mercado. “Ou seja, nossa solução oferece um conjunto confiável, rentável e com menor custo operacional. Isso é fundamental para o mercado do transporte rodoviário de cargas, que tem margens cada vez mais apertadas nos valores dos fretes”, reforça Carvalho.

O cavalo mecânico Scania 8×2 tem capacidade para 54,5 t de PBTC, de 37 t de carga líquida, leva carreta de três eixos e se encaixa entre a composição “vanderleia” (tração 6×2, carreta de três eixos espaçados e capacidade para 53 t) e o bitrem (o famoso sete eixos, tração 6×4, com duas carretas de dois eixos e capacidade para 57 t). Há opções das cabines R, R Highline ou R Streamline.

O pesado campeão de vendas da marca, R 440, também ganhou sua versão 8×2. “Uma das aplicações do pesado R 440 8×2 será no transporte de grãos, um serviço em que os caminhões Scania são referência. “Embora já estejamos notando a tendência para outros segmentos, como os de transporte de combustível, produtos químicos, sucos e leite, e de carga geral com caçamba para levar estruturas de construção, vamos acompanhar o mercado com nossas soluções”, diz Celso Mendonça, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Scania no Brasil.

De acordo com Mendonça, os transportadores desses segmentos têm como característica usar veículos 6×2 e 6×4 em viagens pela maior parte do País. Eles buscam o máximo de produtividade, disponibilidade e rentabilidade do conjunto. O 8×2 é a nova alternativa para alcançar esses objetivos, com o benefício de não ter restrições de circulação, ao contrário do rodotrem, e ainda transportar quase a mesma quantidade de carga de um bitrem, que hoje precisa rodar com um cavalo 6×4.”

 

O Scania R 440 8×2 sai de fábrica equipado com motor de 13 litros, que gera 440 cavalos de potência e desenvolve torque de 2.300 Nm entre 1.000 e 1.300 rpm. Seus freios são a tambor, o entre-eixos é de 3.900 mm, o eixo de tração é o R 885 (com capacidade máxima de tração de 78 t) e a relação de diferencial de 3,07:1.

 

Também são itens de série a caixa automatizada Scania Opticruise de quarta geração, ar-condicionado digital e Scania Driver Support, exclusiva tecnologia que serve como um tutor eletrônico, instalado no painel, para o auxílio a quem dirige com dicas de melhorias na condução em tempo real. Nos itens opcionais, freio hidráulico auxiliar Scania Retarder de 4.100 Nm, rádio com GPS e faróis de xenônio.

 

 

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