É hora de ter a operação logística na palma da mão

*Carlos Valle Administradores de operações logísticas têm à sua frente grandes desafios para manter a competitividade de seus negócios. Entre os principais, podemos citar a maximização dos recursos e a redução de falhas, além do atendimento completo às obrigações fiscais e legais inerentes ao segmento. Escolhi elencar esses três desafios porque, quando superados, impactam positivamente […]

Carlos_Valle_#0045

*Carlos Valle

Administradores de operações logísticas têm à sua frente grandes desafios para manter a competitividade de seus negócios. Entre os principais, podemos citar a maximização dos recursos e a redução de falhas, além do atendimento completo às obrigações fiscais e legais inerentes ao segmento. Escolhi elencar esses três desafios porque, quando superados, impactam positivamente em indicadores de produtividade e financeiros e levam à almejada vantagem competitiva.

Para garantir a transparência, a rastreabilidade e a segurança das informações, a tecnologia é a maior aliada das operações na cadeia de armazenagem, movimentação, manipulação e distribuição e vem avançando com o setor nos últimos anos. Graças aos softwares de gestão e outras ferramentas, como coletores de dados com radiofrequência, o mercado de logística já conta com soluções que possibilitam ao administrador do negócio acompanhar os processos de recebimento, expedição, inventário, consulta de estoque e muito mais, tudo isso por meio de um portal web.

Chegou o momento de dar um passo além e unir essas soluções à tecnologia móvel, levando informações, em tempo real, de rastreabilidade de todas as movimentações de estoque, inclusive o saldo em movimentação, para a palma da mão do operador logístico. E isso é possível para qualquer empresa que já tenha um software de gestão dentro de casa. O ERP, aliado a outras ferramentas, como plataformas de produtividade e geolocalização, permite não só o acompanhamento da mercadoria, mas também roteirizar entregas e visitas a clientes, fazer aprovações remotas e mais uma infinidade de atividades – que ficam paradas quando dependem do responsável estar dentro de um escritório, em frente ao seu computador.

A principal vantagem da tecnologia móvel é o ganho de produtividade. Muitos controles deixam de ser manuais e passam a ser automáticos, reduzindo tempo de reporte, otimizando os recursos envolvidos na operação e assegurando a qualidade do processo. Com isso, ganha-se o segundo maior benefício: a segurança de que as informações estão corretas. Só aqui, já resolvemos os dois primeiros desafios que citei lá no começo.

Como se o ganho de produtividade, segurança do processo e melhor uso dos recursos não fossem argumentos suficientes, ter todos esses controles na palma da mão resolve ainda o terceiro desafio citado: estar em dia com as normas fiscais e legais. Quando a empresa tem controles mais assertivos da sua operação, reportar suas atividades ao Fisco deixa de ser um bicho de sete cabeças e o risco de inconsistências é sensivelmente reduzido.

Com tudo isso está muito claro que, hoje, manter ou alcançar vantagem competitiva passa pela adoção de ferramentas móveis e pela aceitação de que esse é um movimento sem volta.

 

*Carlos Valle é diretor do segmento de logística da Totvs

 

Veja também

Por