O novo VM com PBT de 32 toneladas da Volvo

A Volvo inova mais uma vez ao lançar o novo VM com PBT (Peso Bruto Total) de 32 toneladas, ou seja, 5,3 toneladas a mais de capacidade de carga que a versão anterior. A linha VM, que já oferecia uma ampla gama de veículos para atender às diferentes necessidades do transportador, agora tem um modelo […]

A Volvo inova mais uma vez ao lançar o novo VM com PBT (Peso Bruto Total) de 32 toneladas, ou seja, 5,3 toneladas a mais de capacidade de carga que a versão anterior. A linha VM, que já oferecia uma ampla gama de veículos para atender às diferentes necessidades do transportador, agora tem um modelo para suprir uma demanda específica: o segmento de caminhões que atuam em trabalhos de terraplenagem, mineração leve e construção. “Estamos continuamente investindo para sempre termos a melhor solução para o transporte comercial”, declara Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil.

A montadora desenvolveu uma série de inovações para aumentar em 20% a capacidade de carga do novo VM dirigido ao segmento fora de estrada. O caminhão, que teve seu PBT técnico elevado de 26,7 toneladas para 32 toneladas, recebeu, por exemplo, alterações e reforços nas suspensões e eixos dianteiro de viga reta e traseiros com redução nos cubos.

O eixo dianteiro, que na versão anterior, suportava 6,7 toneladas, agora está preparado para 8 toneladas. Os eixos traseiros, que antes eram projetados para 20 toneladas, no veículo novo suportam 24 toneladas.

Os eixos traseiros têm também redução nos cubos e vêm de fábrica com bloqueio de diferencial entre rodas e entre-eixos. Esta condição confere ao transportador um conjunto mais robusto e com maior durabilidade. “É o caminhão com o maior PBT técnico em sua categoria”, afirma Francisco Mendonça, gerente de caminhões Volvo no Brasil. “E também o mais robusto”, complementa Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas, ao lembrar que os eixos do novo VM são os mesmos que equipam a famosa linha FMX da marca.

A suspensão dianteira é dimensionada para 8 toneladas. Tem molas parabólicas de alta capacidade, amortecedores de dupla ação e barra estabilizadora. “Este conjunto mantém a característica tradicional dos veículos da marca de alto conforto e segurança para o motorista nas aplicações em vias não pavimentadas”, observa Ricardo Tomasi, engenheiro de vendas da Volvo.

Veja também

Por