Grupo São José reforça o transporte de Anápolis com chassis Volksbus

A Urban, empresa do Grupo São José do Tocantins, que opera o sistema de transporte de Anápolis (GO), adquiriu 103 chassis Volkswagen, modelos 17.230 OD, 17.230 OD Full Air (suspensão 100% pneumática) e 18.280 OT LE (piso baixo). Os veículos, modelo Torino, encarroçados pela Marcopolo, já estão prestando serviço de transporte na cidade, que possui […]

A Urban, empresa do Grupo São José do Tocantins, que opera o sistema de transporte de Anápolis (GO), adquiriu 103 chassis Volkswagen, modelos 17.230 OD, 17.230 OD Full Air (suspensão 100% pneumática) e 18.280 OT LE (piso baixo). Os veículos, modelo Torino, encarroçados pela Marcopolo, já estão prestando serviço de transporte na cidade, que possui atualmente uma população de mais de 366 mil habitantes.

A Urban fechou acordo com a prefeitura de Anápolis para operar o transporte coletivo da cidade nos próximos 15 anos, podendo ser renovado por mais 15 anos. A aquisição dos novos ônibus faz parte da estratégia da empresa cujo objetivo é mudar o conceito de transporte coletivo da cidade. Os veículos percorrem mais de 1,3 milhão de quilômetros por mês.

Com os chassis VW, a MAN está presente em Anápolis desde 2007, quando começou a vender os seus primeiros veículos para o transporte público. Hoje a montadora tem mais de 200 ônibus Volkswagen operando na cidade. “Temos uma rede consolidada de representantes pelo Brasil, com 156 pontos que seguem o lema de atendimento sob medida aos nossos clientes”, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da MAN Latin America.

Desenvolvido para as severas operações do transporte urbano e também como solução ao serviço de fretamento, o VW 17.230 OD combina a tecnologia do motor MAN DO8 EGR, que não necessita Arla 32, à robustez e confiabilidade do modelo. Com a suspensão 100% pneumática, oferece maior conforto e durabilidade para a operação, além de apresentar um novo tanque de combustível com bocal reposicionado, o que facilita o acesso ao abastecimento e o encarroçamento do veículo.

O Volksbus 18.280 OT LE (Low Entry) conta com motor MAN DO8 EGR de seis cilindros e 280 cavalos de potência. O veículo tem como opção as transmissões automáticas ZF Ecolite e Voith Diwa 5, que suprem as demandas de um mercado cada vez mais exigente por opções tecnológicas avançadas. Com balanço dianteiro adaptável e oferecido com entre-eixos de 3.000 mm, o veículo permite diferentes alternativas de carrocerias, apropriadas à melhor necessidade da operação. Ainda possibilita ter portas em ambos os lados.

“Não tive dúvidas em adquirir os chassis Volksbus, pois, além de já conhecer a qualidade dos produtos, conto com veículos com a tecnologia EGR, que facilita o abastecimento e possibilita significativa redução do custo. Escolhi o câmbio automático para o modelo de piso baixo, o que alcançou todas as minhas expectativas e da licitação da cidade”, afirma Luciano Lopes, diretor do Grupo São José.

Os ônibus Torino adquiridos pelo grupo, com capacidade para 79 e 80 passageiros, têm três diferentes configurações: poltronas de encosto alto, portas eletropneumáticas e sistema multiplex. Este veículo foi concebido para oferecer conforto e segurança aos passageiros, menos custos operacionais e de manutenção para o operador, além de mais ergonomia e praticidade para o motorista e o cobrador, segundo informações da Marcopolo.

Com maior largura interna e amplo espaço para circulação dos passageiros, o veículo oferece mais conforto. As poltronas estofadas com encosto alto são ergonômicas. Outra inovação é o sistema de campainha com acionamento de chamada de parada por botão (sem fio).

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