Vipal lança equipamento para raspagem de pneus

A Vipal Borrachas, uma das maiores fabricantes mundiais no segmento de reforma de pneus, lançou um equipamento para raspagem de pneus – processo no qual se remove a parte remanescente da banda de rodagem do pneu, deixando-o com as dimensões corretas para ser reformado. Chamado de Raspadora Vipal, o equipamento pode ter uma ou duas posições de […]

A Vipal Borrachas, uma das maiores fabricantes mundiais no segmento de reforma de pneus, lançou um equipamento para raspagem de pneus – processo no qual se remove a parte remanescente da banda de rodagem do pneu, deixando-o com as dimensões corretas para ser reformado. Chamado de Raspadora Vipal, o equipamento pode ter uma ou duas posições de raspagem, a VR01 Smart Uno e a VR01 Smart Duo.

A raspadora é direcionada à rede autorizada Vipal e duas reformadoras já adquiriram a VR01 Smart Uno: a Renobras, de São Paulo, e a Toro Recauchutagem, do Rio de Janeiro. As raspadoras são compactas, o que permite um melhor aproveitamento do espaço produtivo no chão da fábrica. Robustas, permitem a remoção de grandes quantidades de borracha em cada avanço do conjunto de raspagem e baixa necessidade de manutenção, o que prolonga sua vida útil.

A tecnologia aplicada promete baixo consumo de energia por pneu reformado. Somada ao software desenvolvido para os equipamentos, confere ao processo de raspagem padronização e qualidade de raspagem superior, com perfeito RMA e acabamento dos ombros do pneu.

As máquinas, com sistema de torre giratória, garantem uma produtividade superior a equipamentos similares dos mercados nacional e internacional. Segundo informações da Vipal, a VR01 Smart Duo, equipada com duas posições de raspagem, raspa até 35 pneus por hora. Isso se deve à agilidade dos seus movimentos, velocidade e precisão da raspagem. A versão com duas posições também permite que carga, descarga e acabamento sejam realizados simultaneamente à raspagem do outro pneu. No caso da VR01 Smart Uno, a capacidade de produção é de até 28 pneus/hora.

“A presença global da Vipal Borrachas permite que a empresa acompanhe a evolução do segmento em diferentes mercados. Isto se traduz em know-how em reforma de pneus e a credencia a oferecer soluções adequadas aos seus clientes”, destaca Guilherme Rizzotto, diretor comercial e de marketing da Vipal Borrachas, que reitera a constante preocupação que a empresa mantém com a questão da qualidade do processo de reforma.

O novo produto tem fabricação 100% nacional e dispõe de assistência técnica presencial e online da equipe técnica de reforma de pneus da empresa.

“Este é um projeto pioneiro da Vipal que abre portas para que outros equipamentos sejam desenvolvidos, sempre pensando no aumento da produtividade das reformadoras parceiras e no aperfeiçoamento do mercado de reforma de pneus como um todo”, observa Henrique Brito, gerente de tecnologia e qualidade da Vipal Borrachas e coordenador do grupo de inovação.

Veja também

Por