Mercedes-Benz fecha parceria com TruckPad

Neste novo mundo de frotas conectadas, a Mercedes-Benz do Brasil vem utilizando, cada vez mais, as potencialidades das ferramentas virtuais para ampliar o relacionamento com diversos públicos. Esse é o ponto de partida da parceria que a montadora acaba de estabelecer com o TruckPad, aplicativo para smartphones que liga diretamente o caminhoneiro à carga disponível para entrega ou retirada.

O TruckPad permite que a Mercedes-Benz se comunique com os motoristas de forma online, criando oportunidades para a divulgação de produtos, serviços, eventos e outras iniciativas e contribui para aumentar o relacionamento da marca com os caminhoneiros de todo o País

“Por meio dessa parceria, teremos acesso a um expressivo universo de caminhoneiros, aprofundando o nosso conhecimento de seu perfil e hábitos, o que nos permite falar diretamente com eles, entender suas demandas e sempre oferecer novas soluções”, diz Ari de Carvalho, diretor de vendas e marketing caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso amplia os canais de comunicação que já oferecemos aos motoristas, como Facebook, Instagram, Blog do Caminhão, Clube Gigantes Mercedes-Benz, Twitter, canal de vídeos no Youtube e os chats de nossa Central de Relacionamento com o Cliente”, complementa.

Na avaliação do diretor, a longa experiência e o vasto conhecimento da Mercedes-Benz no relacionamento com os caminhoneiros agrega valor ao TruckPad. “Ao unir nossas forças, podemos crescer muito e oferecer mais serviços aos usuários desse dinâmico aplicativo, tanto os motoristas, quanto as empresas transportadoras e os demais parceiros”, ressalta Ari.

A presença da Mercedes-Benz nessa parceria é mais uma iniciativa que reforça o compromisso da empresa em ouvir o que as estradas têm a dizer, a fim de gerar soluções para cada demanda dos clientes e do mercado. Nesse sentido, por meio do TruckPad, será possível realizar pesquisas rápidas, a qualquer hora, que sirvam de referência para avaliações e o aprimoramento de produtos e serviços.

Conectividade mundial

A parceria da Mercedes-Benz do Brasil com o TruckPad segue a tendência mundial da Daimler de uso crescente da conectividade em caminhões e, consequentemente, para a otimização do transporte e do trânsito. O uso da internet, da telefonia móvel e da conexão por wi-fi já é realidade, por exemplo, na interligação de três caminhões de condução autônoma Future Truck com Highway Pilot Connect, como foi demonstrado na Alemanha em março deste ano. Também o uso da telemática pelo FleetBoard, o exclusivo sistema de gestão de frota e rastreamento da Daimler já consagrado no Brasil, reforça essa tendência e coloca a empresa na liderança da aplicação de avançadas tecnologias de comunicação e informática.

O FleetBoard está disponível para os caminhões Mercedes-Benz no Brasil, que também dispõem de computador de bordo e outros recursos de avançada tecnologia a serviço do transporte, do motorista e do caminhão que ganha desempenho, reduzido consumo e menor custo operacional, com muito mais segurança e conforto na estrada.

“Ou seja, também no que se refere à conectividade e ao uso crescente da internet das coisas no segmento de transportes, queremos estar ao lado dos caminhoneiros. Temos experiência e conhecimento para isso, já nos dias de hoje e também para o futuro”, destaca Ari. “Essa parceria com o TruckPad reforça esse diferencial da marca e oficializa essa união no Dia do Motorista, que ocorre em 25 de julho. Essa parceria nos traz muita satisfação, orgulho e prazer”, comenta.

Sobre o TruckPad

A criação e o lançamento da plataforma TruckPad foram liderados pelo economista Carlos Mira, ex-sócio e presidente executivo de uma das principais empresas de transporte rodoviário de cargas do Brasil. Ex-presidente da ASLOG (Associação Brasileira de Logística), Mira é o atual vice-presidente da ABTC (Associação Brasileira do Transporte de Cargas) e autor do livro Logística, o Último Rincão do Marketing.

O TruckPad baseia-se num conceito básico fundamental: as empresas de transporte oferecem os fretes e os caminhoneiros recebem as ofertas por meio do aplicativo em seus smartphones. Para tanto, basta apenas que eles façam seus cadastros no aplicativo, o que os habilita a ofertar e a realizar a operação de transporte. Com isso, o caminhoneiro não precisa ficar se deslocando em busca de carga. Permanece em sua base e só sai quando o frete estiver acertado, economizando, portanto, tempo e combustível, aumentando assim a sua rentabilidade operacional.

Atualmente, o TruckPad tem cadastrados mais de 230 mil caminhoneiros e cerca de 8 mil empresas transportadoras. Até junho deste ano, foram registrados mais de 400 mil downloads do aplicativo.

 

 

Veja também

Por