Hidrovias: avanço em ritmo lento

Apesar de ser um canal importante para ajudar no escoamento de cargas pelo território nacional, o sistema hidroviário pouco avançou nos últimos anos, mantendo somente 5% de representatividade na matriz de transporte do país com 22.037 quilômetros de vias interiores economicamente navegadas, segundo estimativa da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq). Em 2015, foram transportados […]

Apesar de ser um canal importante para ajudar no escoamento de cargas pelo território nacional, o sistema hidroviário pouco avançou nos últimos anos, mantendo somente 5% de representatividade na matriz de transporte do país com 22.037 quilômetros de vias interiores economicamente navegadas, segundo estimativa da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq).

Em 2015, foram transportados pelas vias interiores 27,8 milhões de toneladas de carga, um crescimento de apenas 0,15% em relação ao ano anterior. No acumulado de janeiro a fevereiro de 2016 o volume totalizou 5,8 milhões de toneladas de cargas, segundo levantamento realizado pela Antaq.

Já no período de 2010 a 2015, a navegação pelas vias interiores teve um aumento de 13,4%, passando de 75,5 milhões de toneladas para 85,5 milhões de toneladas de carga, segundo a Antaq. O minério foi o produto que teve maior movimentação, com 27,7 milhões de toneladas, seguido pelas sementes e grãos, com 10,6 milhões de toneladas e combustíveis minerais com 10,6 milhões de toneladas. Entre as bacias hidrográficas a Amazônica apresentou uma evolução de 1% em 2015 sobre o ano anterior e o principal produto foram os minérios com 9,3 milhões de toneladas transportadas no terminal trombetas. A hidrovia Tocantins-Araguaia teve um salto de 8,5% na movimentação de carga e a Vila do Conde foi a que registrou o maior volume transportado, com 15,4 milhões de toneladas.
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