Ônibus Marcopolo vão operar em Gana

A Marcopolo fechou acordo para o fornecimento de 295 novos veículos para Gana, na África. Este contrato é resultado de uma longa negociação e foi realizado em parceria com a Scania, fabricante mundial de chassis. Os ônibus foram adquiridos pelo Ministério dos Transportes e serão utilizados no transporte urbano de passageiros de Accra, capital do […]

A Marcopolo fechou acordo para o fornecimento de 295 novos veículos para Gana, na África. Este contrato é resultado de uma longa negociação e foi realizado em parceria com a Scania, fabricante mundial de chassis. Os ônibus foram adquiridos pelo Ministério dos Transportes e serão utilizados no transporte urbano de passageiros de Accra, capital do país africano, e no transporte intermunicipal.

Segundo Ricardo Portolan, gerente de exportação da Marcopolo, este é um importante negócio para a empresa. “O fornecimento representa um dos maiores volumes de vendas na exportação em um único pedido e é resultado das diversas ações da empresa em busca de novos negócios no exterior. O acordo envolveu várias rodadas de negociação no Brasil e no país africano. A atratividade da proposta da Marcopolo, tanto em produtos como em serviços de pós-vendas, foi fundamental para o fechamento do contrato. A produção dos ônibus já foi iniciada e será concluída neste ano. Estamos muito felizes em participar deste negócio, que contribuirá para a melhoria da mobilidade das pessoas em Gana”, afirma o executivo.

Dos 295 ônibus, 245 são do modelo Viale e serão utilizados no sistema BRT de Accra para o transporte urbano de passageiros. As outras 50 unidades são de três modelos de ônibus rodoviários (Paradiso 1200, Viaggio 1050 e Ideale) e vão operar em linhas entre as cidades. A nova frota tem como objetivo oferecer veículos modernos, seguros e confortáveis para melhorar a mobilidade urbana e interurbana do país.

O Marcopolo Viale BRT, com piso baixo, é o modelo mais moderno em produção no Brasil e incorpora, entre outras tecnologias, motorização traseira com baixa emissão de gases poluentes e câmbio automático. A maior largura interna, associada à configuração das poltronas, proporciona ampla área livre e facilita a circulação dos passageiros, tornando a viagem mais cômoda e confortável. Com maior altura interna, permite a inclusão de eficientes dutos de ar, alto-falantes e espaço para propaganda nas laterais superiores.

Segundo a Marcopolo, a concepção do Viale BRT é de um veículo robusto e extremamente confiável, imagem conquistada junto às pessoas que o utilizam e produto de excelente relação custo-benefício, atributo reconhecido pelos empresários do setor de transporte urbano de passageiros. Outras características importantes do modelo são duas portas, poltronas City, monitores e sistema de monitoramento e gravação de imagens. O veículo utiliza chassi Scania K250 UB 4×2.

Leia  a matéria  completa  na revista Technibus nº124 no  Acervo Digital OTM

Veja também

Por