O computador no comando

A Geocontrol, empresa de tecnologia das áreas de mobilidade urbana, transporte, defesa nacional e segurança, acaba de fechar o primeiro contrato com uma empresa de ônibus, do segmento rodoviário, que fará análise computacional de vídeo para gerenciamento da operação. “É uma mudança completa de paradigma em comparação ao que as empresas estão acostumadas. É um […]

A Geocontrol, empresa de tecnologia das áreas de mobilidade urbana, transporte, defesa nacional e segurança, acaba de fechar o primeiro contrato com uma empresa de ônibus, do segmento rodoviário, que fará análise computacional de vídeo para gerenciamento da operação. “É uma mudança completa de paradigma em comparação ao que as empresas estão acostumadas. É um degrau mais avançado em relação a tudo que se tem hoje porque não há necessidade de um ser humano, de um analista para interpretar todos os dados, é o computador que faz a análise do vídeo e cruza as informações com dados do monitoramento, do rastreamento”, explica Luiz Eduardo Lozer, presidente da Geocontrol, sem revelar o nome de seu cliente.

Nesse novo sistema, todos os dados captados pelas câmeras instaladas nos ônibus são baixados e enviados para o servidor que, com um software da Geocontrol, faz a análise do vídeo e das ocorrências. É ele que determina como o motorista se comportou no trânsito, se furou algum sinal, por exemplo, ou se cometeu qualquer outra infração.

Leia  a matéria  completa  na revista Technibus nº126 no  Acervo Digital OTM

Veja também

Por