ZF monta workshop sobre transmissão EcoLife para concessionários

A ZF Services realizou recentemente um workshop técnico sobre sua transmissão automática EcoLife para representantes de seis concessionárias que atendem a frotistas de ônibus urbanos em algumas das principais capitais do país. O treinamento contou com a presença de Heidy Garcia, técnica especialista em transmissão para veículos comerciais, que veio da Alemanha especialmente para aplicar […]

A ZF Services realizou recentemente um workshop técnico sobre sua transmissão automática EcoLife para representantes de seis concessionárias que atendem a frotistas de ônibus urbanos em algumas das principais capitais do país.

O treinamento contou com a presença de Heidy Garcia, técnica especialista em transmissão para veículos comerciais, que veio da Alemanha especialmente para aplicar as atualizações técnicas.  O objetivo central foi apresentar uma série de dicas e informações práticas voltadas para a manutenção preventiva e corretiva da EcoLife. Hoje, há cerca de 1.100 ônibus rodando com a transmissão automática de 6 marchas da ZF em todo o Brasil.

“Este é o nosso primeiro workshop técnico voltado especialmente para a EcoLife, e por isso envolvemos estrategicamente os nossos concessionários, que serão multiplicadores dos conhecimentos trazidos pela especialista da Alemanha. Com esse conteúdo, nossa rede estará em sintonia com o que há de mais moderno em termos de calibração e manutenção da transmissão automática. Nossa rede de concessionárias será capaz de oferecer o melhor atendimento de pós-venda para os frotistas”, explica Fernando Luetzoff, supervisor de serviços e responsável pelo desenvolvimento de rede da ZF Services.

Entre as concessionárias presentes estiveram a Bormana (que atua no Rio Grande do Sul e Santa Catarina), Tambaú Rio (do Rio de Janeiro), Multytronic (do Paraná), Gardinotec (de São Paulo), Zemap (de Minas Gerais) e a brasiliense Taguaservice.  Segundo informações da ZF, os representantes dos concessionários aprovaram o conteúdo. “Foi uma grande oportunidade para aprender ainda mais sobre as possibilidades desse produto ‘Top de Linha’ da ZF”, comentou Luiz Carlos Dias dos Santos, gerente de serviços da Multytronic, de São José dos Pinhais (PR). “Nossa empresa cuida de aproximadamente 500 ônibus equipados com transmissões ZF, que rodam por todo o Paraná, desde a linha das Cataratas à região metropolitana de Curitiba e a própria capital do estado”, acrescenta.

Luiz Carlos comenta que a aceitação da EcoLife tem sido grande, principalmente por resultados como o aumento da vida útil de componentes. “Quem optou pela EcoLife em ônibus convencionais, por exemplo, já não sabe mais o que é trocar pastilha de freio da parte dianteira por conta do Retarder (freio interno). Enquanto nos veículos equipados com a transmissão da concorrência a troca das pastilhas ocorre a cada 50.000 quilômetros, os ônibus com EcoLife só trocam o item após 200.000 quilômetros”, revela o gerente de serviços da Multytronic.

Bruno Magno Lins, gerente comercial da Tambaú Rio, do Rio de Janeiro (RJ), conta que sua empresa é responsável pela manutenção dos ônibus que operam nos corredores de BRT (Bus Rapid Transit) construídos recentemente na capital fluminense: o Transoeste, o Transcarioca e o Transolímpica. “Dentro dos consórcios operam diversas frotas, e nós atendemos a cerca de 300 ônibus equipados com transmissões ZF. Esse workshop se mostrou extremamente importante porque trouxe um conteúdo que nos capacita ainda mais a enfrentar os desafios encontrados em campo. Estamos preparados para resolver qualquer questão com eficiência e agilidade”, finaliza Bruno.

“Além de desenvolver produtos de alta qualidade e tecnologia, a ZF preza por oferecer ao mercado o melhor serviço no pós-vendas. A capacitação da nossa rede de concessionárias é essencial para assegurar a excelência dos nossos serviços”, afirma Fernando Martins Rodrigues, gerente de processos de serviços da ZF Services.

 

Veja também

Por