O Ônibus do Futuro com condução autônoma

A  Mercedes-Benz convocou imprensa internacional para apresentar em Amsterdã, a capital da Holanda, sua mais nova tecnologia para o transporte nas cidades: o Mercedes-Benz Future Bus – o ônibus urbano do futuro. A demonstração aos jornalistas de como funciona o ônibus de futuro, que, segundo os diretores da montadora alemã, poderá ser introduzido nos sistemas BRT […]

A  Mercedes-Benz convocou imprensa internacional para apresentar em Amsterdã, a capital da Holanda, sua mais nova tecnologia para o transporte nas cidades: o Mercedes-Benz Future Bus – o ônibus urbano do futuro.

A demonstração aos jornalistas de como funciona o ônibus de futuro, que, segundo os diretores da montadora alemã, poderá ser introduzido nos sistemas BRT dentro de uma década foi feita em um trecho de 12 quilômetros na capital holandesa.

O veículo foi apresentado, em condução semiautomatizada, nesse corredor da linha Aeroporto 300, entre Haarlem e a região metropolitana de Amsterdã. Ela é muito popular e usada por cerca de 125.000 passageiros por dia, com os ônibus chegando e partindo em intervalos de alguns minutos.

A linha Aeroporto 300 é a maior linha de BRT (Bus Rapid transit) da Europa Ocidental. Grandes trechos de seu percurso passam por pontes ou túneis. Nas cidades, em geral, os ônibus circulam ao nível do chão e a via inclui cruzamentos. Este é um desafio em relação à condução autônoma, que o Mercedes-Benz Future Bus com CityPilot (sistema de condução semiautônoma) administra com maestria.

Ao toque de um botão, o ônibus com CityPilot se move de forma semiautomatizada. O motorista do ônibus pressiona a tecla azul no console da soleira da janela da esquerda para ativar o CityPilot. Há um pré-requisito: o motorista precisa tirar os pés do acelerador e do pedal do freio e o volante tem que estar solto, pois qualquer atividade do condutor se sobrepõe ao comando do CityPilot. independentemente da situação, o motorista sempre mantém o controle final e pode interferir quando quiser.

Leia  a matéria  completa  na revista Transporte Moderno nº478 no  Acervo Digital OTM

Veja também

Por