Porto de Santos: de olho no futuro

Com aporte financeiros públicos e privados, o porto de Santos passa por um processo de expansão e modernização. Para os próximos anos, estima-se cerca de R$ 7 bilhões em investimentos para atender à demanda de carga até o ano de 2024, quando o porto poderá atingir a movimentação de 230 milhões de toneladas. Esses números não […]

Com aporte financeiros públicos e privados, o porto de Santos passa por um processo de expansão e modernização. Para os próximos anos, estima-se cerca de R$ 7 bilhões em investimentos para atender à demanda de carga até o ano de 2024, quando o porto poderá atingir a movimentação de 230 milhões de toneladas. Esses números não incluem o projeto de expansão nas ilhas de Barnabé e Bagres que deve receber R$ 4,8 bilhões. As intervenções têm por objetivo permitir a vinda de navios de maior porte, melhorando os índices de produtividade. As estatísticas de movimentação de cargas no porto de Santos mostram que os volumes de carga aumentam ano a ano, enquanto que a quantidade de navios decresce, em virtude da presença de embarcações maiores.

A obra de construção e adequação para alinhamento do cais de Outeirinhos é um dos principais empreendimentos de infraestrutura portuária no país. Cerca de 60% do novo cais tiveram estacas cravadas em leito rochoso com comprimentos, em média, de 30 a 40 metros. As intervenções foram divididas em sete segmentos e ordenadas em duas ordens de serviço. A primeira se refere ao trecho entre o cais da Marinha e frontal ao terminal T-Grão, com 779 metros, compreendendo os segmentos 1 ao 4, e a segunda, no cais em frente ao terminal de passageiros, com 504 metros, do segmento 5 ao 7, totalizando, aproximadamente, 1,3 mil metros de cais alinhado.

Leia a matéria completa na revista Transporte Moderno nº478 no  Acervo Digital OTM

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