Aeroporto de Stuttgart opera o primeiro Magirus Superdragon X8

O aeroporto de Stuttgart está operando desde julho o primeiro Magirus Superdragon X8 da Alemanha. O veículo de 52 toneladas, com tração 8×8 e chassi com quatro eixos Iveco IM52X8, está equipado com um conjunto propulsor que se utiliza de dois motores Iveco Cursor e duas transmissões Allison totalmente automáticas 4500R. Os dois motores, posicionados […]

O aeroporto de Stuttgart está operando desde julho o primeiro Magirus Superdragon X8 da Alemanha. O veículo de 52 toneladas, com tração 8×8 e chassi com quatro eixos Iveco IM52X8, está equipado com um conjunto propulsor que se utiliza de dois motores Iveco Cursor e duas transmissões Allison totalmente automáticas 4500R.

Os dois motores, posicionados na traseira do veículo, tem certificação Euro 5 e fornecem 560 cv (412 kW) cada, perfazendo um notável total de 1.120 cv (824 kW). Essa potência é aproveitada ao máximo pelas duas transmissões Allison da Série 4000, assegurando ótima aceleração graças ao fator multiplicador do conversor de torque e às mudanças de marchas com máxima potência. Desta forma, a tecnologia Allison de Potência Contínua oferece altos níveis de torque e potência para as rodas motrizes ininterruptamente. O veículo pode atingir velocidade de 135 km/h e acelerar de 0 a 80 km/h em 25 segundos, o que o classifica entre os melhores do mercado e bem acima das exigências das normas internacionais.

As transmissões Allison se mostraram imprescindíveis desde o início do processo de desenvolvimento do veículo. Cada transmissão possui duas tomadas de força integradas para   assegurar energia suficiente para o equipamento de combate a incêndio sem a necessidade de um divisor de energia dedicado. Esta solução simplifica a arquitetura do sistema e aumenta a confiabilidade ao reduzir o número de componentes. A segurança, durabilidade e confiabilidade também foram aumentadas com a integração do retardador, o que diminui as distâncias de parada do veículo e reduz o desgaste dos freios.

O Iveco Superdragon X8 conta com um tanque de água de 17.000 litros mais um tanque de 2.500 litros para espuma concentrada, além de capacidade para carregar 250 quilos de pó químico. Para a operação de extinção de incêndios, o veículo vem equipado com um canhão de teto, que tem capacidade de vazão de 6.000 l/ min e distância de alcance de até 90 metros, e um canhão frontal com um alcance de mais de 45 metros. O veículo tem essa capacidade de bombear em deslocamento graças à transmissão automática Allison e à eficiente bomba Magirus MPN 700, que é acionada pelo motor esquerdo e tem potência nominal de saída de 9.000 l/min a 10 bar. O corpo de bombeiros do aeroporto de Stuttgart opera 24 veículos especiais, incluindo alguns com 42 toneladas de PBT e potência de 1.000 cv.

Além das duas transmissões Allison automáticas 4500R e dos dois motores Iveco Cursor 13, o caminhão de bombeiro Magirus Superdragon de 52 toneladas possui chassi Iveco IM52X8, entre-eixos de 5.050 mm e assentos para três ocupantes incluindo motorista. É fabricado na planta da Magirus na cidade de Ulm.

Leia mais na revista Transporte Moderno nº480 no  Acervo Digital OTM

Veja também

Por