Copa Airlines constrói centro de manutenção no Panamá

A Copa Airlines, membro da rede global de companhias aéreas Star Alliance, iniciou a construção de um moderno centro de manutenção no Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá, que deverá entrar em funcionamento no segundo semestre de 2018. Nesse novo hangar a companhia panamenha planeja concentrar suas principais operações de manutenção daquele país. […]

A Copa Airlines, membro da rede global de companhias aéreas Star Alliance, iniciou a construção de um moderno centro de manutenção no Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá, que deverá entrar em funcionamento no segundo semestre de 2018. Nesse novo hangar a companhia panamenha planeja concentrar suas principais operações de manutenção daquele país.

Com um investimento estimado em US$ 15 milhões, o centro terá capacidade para executar serviços de manutenção em mais de três aeronaves simultaneamente, como o Boeing 737 e o Embraer 190. O hub também possuirá armazéns e depósitos de peças; salas de capacitação e treinamento e outras áreas de trabalho que permitirão maior eficiência e produtividade. O projeto foi desenhado para permitir melhor aproveitamento da luz do dia, e contará com sistemas de iluminação que contribuirão para a economia de energia, reduzindo o impacto ambiental das operações diárias.

Além de manutenção das aeronaves, o centro concentrará serviços como instalação de aletas winglets, substituição de trens de pouso, pintura de aeronaves e outros trabalhos técnicos especializados. Ocupará uma área de 10.300 m², incluindo um setor especial para hangar, com 92 m de largura e 22,5 m de altura, e oficinas com 5.900 m², armazém de peças de reposição com 2.400 m² e espaços abertos e de circulação com 1.700 m².

Com esse novo empreendimento, a multinacional panamenha reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento do Panamá, gerando mais oportunidades de emprego e fortalecendo a indústria aérea no país e na região. “É motivo de grande orgulho anunciar a construção de um moderno hangar de manutenção, uma vez que implica um passo importante para fortalecer a nossa liderança na região, mas, ao mesmo tempo, melhorar nosso serviço de classe mundial e promover o desenvolvimento da indústria da aviação nacional, elevando os padrões de manutenção e engenharia aérea e oferecendo mais empregos no país.

Além disso, é peça fundamental para aproveitar de forma eficiente as oportunidades que se abrem com o novo Terminal no Aeroporto Internacional de Tocumen e a entrega da encomenda de 67 novos Boeing 737 MAX, que começarão a chegar ao longo de 2018”, declarou Pedro Heilbron, presidente-executivo da Copa Airlines.

Na avaliação de Ahmad Zamany, vice-presidente de operações técnicas da Copa Airlines, com o novo hub a companhia será mais eficiente e produtiva.  “Possivelmente atrairá para o Panamá a maior parte de manutenção técnica especializada que hoje realizamos fora do país. Isso fortalecerá a indústria da aviação no Panamá e nos permitirá oferecer mais de 250 oportunidades de empregos adicionais para técnicos e engenheiros da aviação. Além disso, com as novas instalações, nossa equipe contará com espaço de trabalho mais bem equipado e confortável”, comentou o executivo.

A Copa Airlines e a Copa Airlines Colômbia, subsidiárias da Copa Holdings, oferecem atualmente serviço para mais de 70 destinos de 31 países nas Américas do Norte, Central, do Sul e no Caribe. As empresas têm uma frota composta por 100 aeronaves: 77 Boeing 737 Next-Generation e 23 Embraer-190. São conhecidas por apresentar uma pontualidade superior a 91%, um dos melhores indicadores da indústria, e, devido a essa pontualidade, a Copa Airlines foi reconhecida pela FlightStats, pelo terceiro ano consecutivo, como a linha aérea mais pontual da América Latina e pela Official Airline Guide como a segunda mais pontual do mundo, por seus resultados obtidos em 2015.

Leia mais  na revista Transporte Moderno nº480 no  Acervo Digital OTM

 

Veja também

Por