Campo Grande inicia atualização dos validadores da frota

A Digicon irá fornecer 600 validadores eletrônicos DG Smart, que liberam diretamente as catracas de transporte público por aproximação de um cartão inteligente (smartcard), para toda a frota de ônibus de Campo Grande. A operadora responsável pelo sistema de transporte público da capital do Mato Grosso do Sul é o consórcio Guaicurus, uma entidade privada, […]

A Digicon irá fornecer 600 validadores eletrônicos DG Smart, que liberam diretamente as catracas de transporte público por aproximação de um cartão inteligente (smartcard), para toda a frota de ônibus de Campo Grande. A operadora responsável pelo sistema de transporte público da capital do Mato Grosso do Sul é o consórcio Guaicurus, uma entidade privada, que congrega as quatro empresas que atuam na cidade: Viação Cidade Morena (empresa Líder), Viação São Francisco, Jaguar Transporte Urbano e Viação Campo Grande. A substituição pelos novos equipamentos será feita gradualmente, sem prazo fixo para terminar.

Atualmente, os equipamentos instalados em Campo Grande, que serão substituídos pelo DG Smart, são os modelos antigos da Digicon (DG 2000 plus e DG 2001 Wlan). De acordo com a empresa, os novos validadores têm como vantagens uma maior capacidade de processamento e memória, comunicação de dados WiFi e 3G, módulo GPS incorporado, melhor interface, facilidade de uso tanto para o operador quanto para o usuário, leitura dos cartões por display touch screen gráfico e colorido, controle de gratuidades e benefícios, leitura de novas tecnologias de cartões sem contato, além dos gabinetes mais modernos, com proteções mecânicas e fixação rápida ao balaústre do veículo.

Entre os avanços tecnológicos, o validador eletrônico DG Smart conta com conexão com uma câmera, que possibilita a verificação dos passageiros que possuem benefícios (descontos ou g
ratuidades) por biometria facial. “Desde 2.000, somos clientes da Digicon. Agora, estamos em um processo de atualização tecnológica, que será feita de forma gradativa, não há um prazo para que todos os equipamentos estejam instalados. Já fazemos o controle de fraudes por biometria facial, mas o DG Smart é um modelo mais evoluído tecnologicamente”, explica Aparecido Olímpio Silva, gerente de Tecnologia do consórcio Guaicurus.

Segundo o diretor da divisão de Mobilidade Urbana da Digicon, Hélgio Trindade, com essa atualização, Campo Grande vai dispor de uma tecnologia bem mais moderna. “Esta solução passou pelos mais rigorosos testes internos e foi testada no laboratório com halt (sigla em inglês para acelerador de tempo de vida). Como também no simulador shaker, que realiza diversos cenários agressivos de vibração buscando os eventuais pontos frágeis”, informa.

 

O DG Smart já está em uso nas frotas de ônibus das cidades de São Paulo e Guaíba, no Rio Grande do Sul.

Leia  mais  na revista Technibus nº128 no  Acervo Digital OTM

Veja também

Por