Mercado de vocacionados mantém os volumes, apesar da crise

No momento em que a indústria automobilística enfrenta forte retração nas vendas por causa das incertezas que ainda rondam o país, o segmento de caminhões vocacionados, embora tenha uma parcela pequena de participação nos resultados da indústria, foi menos impactado pela crise político-econômica por ser um produto direcionado para diferentes nichos de mercado. Neste segmento […]

No momento em que a indústria automobilística enfrenta forte retração nas vendas por causa das incertezas que ainda rondam o país, o segmento de caminhões vocacionados, embora tenha uma parcela pequena de participação nos resultados da indústria, foi menos impactado pela crise político-econômica por ser um produto direcionado para diferentes nichos de mercado. Neste segmento a MAN Latin America se tornou líder de mercado por ter veículos específicos para cada tipo de aplicação, informa montadora.

Para o mercado de veículos vocacionados, a MAN oferece seis modelos de caminhões – Compactor, Carro-Forte, Distributor, Constructor, Canavieiro e o MAN TGX Crossover – que são customizados para aplicação em serviços específicos.

O modelo Compactor, destinado ao segmento de coleta de resíduo, foi desenvolvido para proporcionar facilidade em sua operação, pois estão prontos para suprir as necessidades específicas do segmento e da implementação com garantia de fábrica.

Sobre o chassi Constellation, o Compactor está disponível com transmissão manual Eaton de seis marchas sincronizadas e com a opção de transmissão automática Allison para as versões com motor seis cilindros e com a exclusiva tecnologia EGR, que dispensa o uso do aditivo Arla 32, o que diminui o custo operacional. Conta ainda com itens específicos para a aplicação, como banco para três passageiros, manetim para partida em rampa, espelhos retrovisores de duplo foco, espelho auxiliar de manobra e escapamento vertical.

A versão Carro-Forte para o transporte de valores já vem pronta para receber a carroceria, além de ser desenvolvida especificamente para a aplicação com suspensão diferenciada, posição de volante e pedais específicos. É composta pelos modelos de chassi VW 8.160 CE e 9.160 CE com motor Cummins ISF de 162 cv e sistema com redução catalítica seletiva (SCR) que utiliza Arla 32, além de câmbio ZF com cinco marchas sincronizadas, exclusivo para este segmento.

Outro modelo para a versão Carro-Forte é o chassi 5.150 CE com motor Cummins ISF de 152 cv de potência, ideal para locais com restrição de altura, escolta (segurança privada), cargas de alto valor agregado e baixo volume.

A linha Distributor é preparada para receber carroceria de bebidas e os veículos saem de fábrica prontos para o encarroçamento, reduzindo o tempo parado para a implementação. São três modelos – Constellation 17.190 4×2, Constellation 24.280 6×2 e Worker 17.190 4×2 – produzidos sob medida para o trabalho de distribuição.

Todos os caminhões são equipados com motor MAN D08 nas versões de 190 cv, de 4 cilindros com 280 cv e de 6 cilindros, ambos com a tecnologia EGR, sistema que não tem a necessidade do tanque adicional de ureia por não usar o agente redutor Arla 32, que neste segmento é de extrema importância, pois facilita na implementação e rebaixamento do chassi, quando necessário.

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