BluMob compra 21 ônibus Scania

A BluMob, empresa do Grupo Comporte e nova concessionária de transporte coletivo urbano da cidade de Blumenau (SC), comprou 21 ônibus Scania, modelos K 310 6×2/4 de 15 metros para atuar nas vias de maior demanda de passageiros. Os veículos entraram em operação dia 1º de julho. “Escolhemos o modelo de 15 metros da Scania […]

A BluMob, empresa do Grupo Comporte e nova concessionária de transporte coletivo urbano da cidade de Blumenau (SC), comprou 21 ônibus Scania, modelos K 310 6×2/4 de 15 metros para atuar nas vias de maior demanda de passageiros. Os veículos entraram em operação dia 1º de julho.

“Escolhemos o modelo de 15 metros da Scania pela versatilidade. Vamos ganhar em desempenho de arrancada e de torque para carregar mais pessoas do que no ônibus convencional, ainda teremos maior velocidade média e menor consumo de combustível”, afirma Maurício Garroti, diretor da BluMob. “O ônibus Scania de 15 metros será o carro-chefe da nova frota de Blumenau. Estamos com uma expectativa muito positiva para utilizá-los. A maior beneficiada será a população, que terá uma frota zero quilômetro mais eficiente e confortável.”

Os 21 ônibus Scania K 310 6×2/4 de 15 metros terão carroceria Torino da Marcopolo e estão equipados com caixa automática Voith Diwa.5. Os veículos vão operar, principalmente, na linha troncal 10, a de maior demanda da cidade de Blumenau. Todas as unidades rodarão em média 110 mil quilômetros por mês. Entre os benefícios para os passageiros estão os sistemas wi-fi gratuito, carregadores de celular, tablets e as duas catracas eletrônicas para agilizar o embarque.

“A Scania, referência em transporte sustentável, oferece soluções de veículos e serviços para o segmento urbano, e o ônibus de 15 metros tem se mostrado um grande aliado para as operadoras com sua eficiência e rentável menor custo por quilômetro rodado”, afirma Silvio Munhoz, diretor de vendas de ônibus da Scania no Brasil. “Outra grande vantagem é que os modelos têm motor traseiro e, desta forma, a população vai sentir um conforto maior. É uma venda importante e consolida a nossa participação neste segmento. ”

Outro diferencial do modelo de 15 metros urbano da Scania é que o seu terceiro eixo é direcional, o que permite um maior grau de manobrabilidade e facilita a vida do motorista, pois o ajuda a melhorar a performance nas curvas (normais ou acentuadas) e garantir maior conforto aos passageiros.

“São os primeiros 15 metros de Blumenau. Estamos muito satisfeitos com a venda, que representará novos tempos no transporte público da cidade. É um case de sucesso, que começou há quatro anos com demonstrações do produto ao órgão gestor local. Pudemos comprovar todas as vantagens desta solução, o que nos homologou como opção para o edital”, afirma Rodrigo Clemente, gerente de vendas da concessionária Casa Scania Mevepi.

Nesta negociação a BluMob optou pelos serviços Scania. “A operadora adquiriu o programa de manutenção Standard para todos os chassis e habilitou a frota com os serviços conectados, a novidade de gestão da marca”, destaca o gerente.

O programa Standard engloba as revisões previstas e trocas de óleo, de filtros em geral e lubrificações específicas. Os serviços conectados são uma solução inovadora para ajudar o transportador a fazer a gestão de sua frota por meio do uso inteligente de dados do veículo e parceria com a rede de concessionárias da marca.

“A Scania vai além da telemetria e ajuda o cliente a chegar a um novo patamar de rentabilidade. A BluMob escolheu o pacote Análise. Com ele, tanto o cliente quanto a concessionária terão uma visão geral da frota conectada por meio de relatórios semanais e mensais, com dados operacionais recebidos por e-mail de forma automática. É possível ter acesso ao Portal de Gestão de Frotas para planejar antecipadamente as paradas para manutenção”, afirma Clemente.

Veja também

Por