Blindados Guarani chegam ao número 300

Após a entrega do blindado Guarani número 300 ao Exército Brasileiro, a Iveco se prepara para fabricar a nova Viatura Blindada Mulitarefa LR No dia 16 de março, no complexo industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG), foi realizada a cerimônia de entrega do 300º Veículo Blindado de Transporte de Pessoal (VBTP-MR) Guarani ao Exército […]

Após a entrega do blindado Guarani número 300 ao Exército Brasileiro, a Iveco se prepara para fabricar a nova Viatura Blindada Mulitarefa LR

No dia 16 de março, no complexo industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG), foi realizada a cerimônia de entrega do 300º Veículo Blindado de Transporte de Pessoal (VBTP-MR) Guarani ao Exército Brasileiro. O veículo foi desenvolvido em parceria com as Forças Armadas para substituir os blindados Urutu e Cascavel. A Iveco Veículos de Defesa, marca da CNH Industrial, também foi escolhida para ser a fornecedora da nova Viatura Blindada Multitarefa (VBMT-LR) LMV. A montagem deste veículo, assim como a produção do Guarani, será feita em Sete Lagoas, Minas Gerais.

Humberto Spinetti, diretor da Iveco Veículos de Defesa para a América Latina, destaca que a marca tem ampla experiência em desenvolver veículos blindados e multifuncionais para atividades militares e de defesa. “Nossos produtos se destacam em operações pelo mundo, como em ações de membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que reúne 28 países da Europa e América do Norte”.

O VBTP-MR Guarani é fruto do esforço de modernização da frota do Exército Brasileiro, que mantém a propriedade intelectual do blindado. A parceria, que começou em 2007 com o desenvolvimento do projeto industrial, foi consolidada em 2013 com a inauguração da primeira fábrica de Veículos de Defesa da Iveco fora da Europa.

Com capacidade para transportar até 11 pessoas, o Guarani pesa 18 toneladas, possui tração 6×6, pode chegar a 110 quilômetros por hora e tem função anfíbia. Além de ar-condicionado, apresenta uma série de inovações tecnológicas, como sistema automático de detecção e extinção de incêndio, baixas assinaturas térmicas e radar (o que dificulta sua localização pelos inimigos).

Para produzir cada blindado são necessárias cerca de 3.200 horas de trabalho. Com índice de nacionalização superior a 60%, incluindo trem de força e chassi, o veículo é impulsionado pelo motor diesel Cursor 9, da FPT Industrial, com 383 cv de potência máxima. O veículo conta ainda com transmissão automática. As dimensões básicas do blindado são 6,91 metros de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,34 metros de altura.

A plataforma do blindado poderá ser usada como base para o desenvolvimento e a produção de uma família de blindados em diferentes versões, entre as quais viaturas de reconhecimento, socorro, posto de comando, porta-morteiro e ambulância.

Ao inaugurar em junho de 2013, em seu complexo industrial de Sete Lagoas, sua primeira unidade de Veículos de Defesa fora da Europa, a Iveco tornou possível a concretização do projeto Guarani, em parceria com o Exército Brasileiro. A fábrica exigiu investimentos superiores a R$ 100 milhões, incluindo o desenvolvimento do blindado. A unidade industrial está instalada em uma área de 30 mil metros quadros, sendo 18 mil de área construída.

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