Mercedes-Benz mostra novas tecnologias para ônibus rodoviários

O pacote Fuel Effi ciency, para os chassis O 500 RS, RSD e RSD ajudarão as empresas que operam no transporte rodoviário a reduzir o consumo de combustível Atenta às necessidades dos operadores de transporte de passageiros, a Mercedes-Benz lança para a sua linha de ônibus rodoviários – os chassis O 500 RS, RSD e […]

O pacote Fuel Effi ciency, para os chassis O 500 RS, RSD e RSD ajudarão as empresas que operam no transporte rodoviário a reduzir o consumo de combustível

Atenta às necessidades dos operadores de transporte de passageiros, a Mercedes-Benz lança para a sua linha de ônibus rodoviários – os chassis O 500 RS, RSD e RSDD – o pacote Fuel Efficiency composto de novas tecnologias que ajudarão as empresas a reduzir o consumo de combustível.

Entre as novidades estão a nova parametrização do câmbio automatizado Mercedes PowerShift GO 240, o compressor de ar do motor com otimização de energia, o gerenciamento eletrônico do ventilador do radiador, o aumento de torque para o motor OM 457 LA de 360 cv de potência e o sistema de desligamento automático do motor.

“O custo do combustível é um dos itens mais importantes na gestão de uma frota de ônibus. Por isso, não paramos de desenvolver novas soluções para atender às necessidades dos clientes quanto à redução do consumo”, disse Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

O diretor da Mercedes-Benz comentou que a empresa está sempre apresentando suas inovações para o mercado. “No ano passado lançamos 16 itens tecnológicos para o segmento rodoviário e os investimentos estão focados em três pilares: segurança, conforto e custo operacional.”

Com Fuel Effi ciency, a Mercedes-Benz passa a oferecer aos seus clientes soluções para a economia de combustível e o custo operacional. “Conforme o modelo e os itens escolhidos pelo cliente, além das condições de operação e dirigibilidade do veículo pode-se chegar a uma redução entre 2% e 8% no consumo de combustível, em comparação com as atuais versões dos chassis O 500”, disse Barbosa.

“Com o menor consumo, as novidades tecnológicas proporcionam redução do custo operacional e uma melhora do TCO, que é o custo operacional total do veículo ao longo de sua vida útil”, disse Barbosa. “Isso resulta numa ótima relação custobenefício e em maior rentabilidade para as empresas de transporte de passageiros.”

O pacote Fuel Effi ciency, segundo o executivo, reforça a tecnologia na linha de ônibus da Mercedes-Benz com 21 itens avançados que garantem um elevado padrão de desempenho, economia, conforto e segurança no transporte de passageiros.

“A oferta de equipamentos e sistemas avançados amplia ainda mais o leque de possibilidades para que os clientes configurem os seus ônibus de acordo com suas demandas, tipo de operação e condições de topografia onde irão atuar. Dessa forma, além de menor custo operacional, poderão desfrutar de muito mais benefícios em termos segurança ativa e passiva”, ressalta Barbosa.

A caixa automatizada GO 240, de oito marchas, item de série para o chassi O 500 RSDD 8×2 e opcional para O 500 RS 4×2 e O 500 RSD 6×2, ganhou novo programa de troca de marchas. A otimização do software resultou em trocas de marcha mais rápidas, com mais agilidade nas saídas e retomadas e com maiores velocidades de cruzeiro a baixas rotações.

Além da redução no consumo de combustível, a nova parametrização traz benefícios como maior conforto de dirigibilidade para o motorista e maior robustez e confiabilidade do câmbio automatizado PowerShift.

Para os chassis O 500 RS, RSD e RSDD, a Mercedes-Benz melhorou a energia do compressor de ar do motor. O conceito baseia-se na redução da carga no motor quando o sistema de ar está totalmente carregado.

Nessa situação, há reduções da temperatura e do nível de ruído. Consequentemente há uma diminuição no consumo de combustível, além de assegurar maior vida útil do compressor.

Outra novidade é o Visctronic, solução inteligente que faz o gerenciamento eletrônico do ventilador do radiador. Segundo Barbosa, essa tecnologia controla com mais precisão o sistema de arrefecimento do motor e a velocidade do ventilador, reduzindo o ruído causado por esse componente.

MAIS TORQUE – No motor OM 457 LA de 360 cv de potência, que equipa os chassis O 500 RS 1836 e o O 500 RSD 2436 a Mercedes-Benz implementou o High Torque. “Com essa solução esse motor passou a ter um novo mapeamento e novo gerenciamento eletrônico que, associado a uma nova transmissão GO 210, que é para 2.100 Nm de torque, e a uma nova relação de eixo diferencial conseguimos aumentar o torque de 1.600 Nm para 1.850 Nm. Isso resulta em velocidades de cruzeiro (80 km por hora ou 90 km por hora) com rotações mais baixas”, explicou Barbosa. “Essa solução tecnológica também proporciona redução no consumo de combustível”.

Agora toda a linha de chassis rodoviários da Mercedes-Benz passou a ser equipada com Engine Idle Shutdown (EIS), inovador sistema de desligamento automático do motor para o segmento de ônibus.

“Se o ônibus está parado, porém com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, numa situação que perdure por um período de quatro minutos sem que o motorista acelere o veículo ou acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor” explicou o diretor.

Todas essas tecnologias foram testadas em dois ônibus rodoviários da empresa Cometa em rotas regulares num período de seis meses.

Além do pacote Fuel Effi ciency, a Mercedes-Benz anunciou que o chassi O 500 R, indicado para curtas distâncias rodoviárias e operações de fretamento regular ou eventual, passa a ser equipado com o câmbio Mercedes-Benz GO 190 de seis marchas. O grande destaque deste componente é a alavanca de acionamento de marchas do tipo joystick com sistema servoassistido, que oferece conforto e facilidade de acionamento, proporcionando assim maior satisfação e menor esforço para o motorista. Os passageiros também ganham mais conforto a bordo, devido à diminuição dos solavancos típicos dos câmbios acionados por cabo.

Esta é uma situação bastante comum em garagens, rodoviárias, terminais urbanos e pontos de parada. Nessas circunstâncias, o EIS entra em ação, proporcionando economia no consumo de combustível, além de reduzir as emissões de poluentes e de ruídos. Esta solução acaba por contribuir para a conscientização do motorista quanto à necessidade de se desligar o motor se o veículo ficar parado por um tempo prolongado.

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