Embraer lança conceito de veículo urbano eVTOL

Em parceria com a Uber, a empresa mostrou em evento nos Estados Unidos o conceito da primeira aeronave elétrica urbana de decolagem e pouso vertical   A Embraer X, uma organização da Embraer dedicada ao desenvolvimento de negócios inovadores, apresentou o primeiro conceito do veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, conhecido pela sigla em […]

Em parceria com a Uber, a empresa mostrou em evento nos Estados Unidos o conceito da primeira aeronave elétrica urbana de decolagem e pouso vertical

 

A Embraer X, uma organização da Embraer dedicada ao desenvolvimento de negócios inovadores, apresentou o primeiro conceito do veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, conhecido pela sigla em inglês eVTOL (vertical take-off and landing). A apresentação foi feita durante o evento Uber Elevate 2018, em Los Angeles, nos Estados Unidos, que ocorreu em maio. A companhia está envolvida em vários projetos, incluindo o desenvolvimento de conceitos do eVTOL por meio de uma cooperação com a Uber e outras empresas para explorar oportunidades de negócios no ecossistema Uber Elevate. Paulo Cesar de Souza e Silva, presidente e CEO da Embraer, afirma que a empresa está em sintonia com as tendências e inovações em mobilidade. “Somos incansáveis em nossa busca pelo crescimento contínuo e, por meio da Embraer X, iremos gerar inovações disruptivas e acelerar a criação de novos negócios com o potencial de crescimento exponencial.

A mobilidade urbana está prestes a ser transformada e estamos determinados a

ter um papel fundamental nesse importante mercado”, afirma.

O Uber Elevate pretende lançar nos próximos cinco anos um sistema que, em vez de carros, será operado por eVTOL, pequenas aeronaves elétricas capazes de transportar até quatro pessoas, além do piloto, em grandes centros urbanos. A aeronave tem funções autônomas e que decola e aterrissa como os helicópteros, verticalmente. O serviço se chamará UberAir.

O conceito do eVTOL representa uma aeronave com a missão de servir passageiros em um ambiente urbano, com base em segurança, experiência do passageiro, acessibilidade econômica e com baixo impacto para o meio ambiente e as pessoas, em termos de emissões e ruído. “Estamos desenvolvendo soluções para trazer transporte aéreo sob demanda para áreas urbanas e, assim, melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas.

Nossa colaboração com as principais partes interessadas irá acelerar a chegada desse novo ecossistema”, diz Antônio Campello, presidente e CEO da Embraer X.

Segundo a companhia, o primeiro conceito de eVTOL da Embraer X é resultado da extensa interação com potenciais passageiros urbanos de transporte aéreo e suas expectativas e experiência, da capacidade das equipes da Embraer e da colaboração com várias empresas e instituições.

Ao longo das cinco últimas décadas, a Embraer projetou, desenvolveu e certificou cerca de 50 modelos de aeronaves, entregando mais de oito mil para 100 países. A frota da companhia acumulou mais de 50 milhões de horas voadas. Com base na experiência da Embraer e de seu relacionamento de longa data com autoridades de certificação de aeronaves em todo o mundo, a Embraer X irá assegurar que os requisitos de segurança do projeto atenderão e excederão os mais altos padrões da indústria. A empresa é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa.

A Embraer X desenvolve processos disruptivos que transformem o transporte. Com uma mentalidade de startup, a empresa tem como pilares fundamentais a formação da futura experiência de usuários de transporte aéreo e a aplicação do conhecimento acumulado para a geração de produtos, serviços e modelos de negócios. A Embraer X está baseada na cidade de Melbourne, na Flórida, Estados Unidos, com equipes de inovação estabelecidas no Vale do Silício e Boston que colaboram com comunidades de inovação.

Veja também

Por