Iveco exibe veículos com tração elétrica e GNV

Estande da montadora no Salão de Veículos Comerciais de Hannover, na Alemanha, será uma área com foco em produtos movidos a combustíveis alternativos A participação da Iveco na 67ª edição da IAA Commercial Vehicles, na Alemanha, irá destacar os benefícios ambientais de longo alcance do Gás Natural Veicular (GNV) e da tecnologia elétrica. “Na IAA, […]

Estande da montadora no Salão de Veículos Comerciais de Hannover, na Alemanha, será uma área com foco em produtos movidos a combustíveis alternativos

A participação da Iveco na 67ª edição da IAA Commercial Vehicles, na Alemanha, irá destacar os benefícios ambientais de longo alcance do Gás Natural Veicular (GNV) e da tecnologia elétrica.

“Na IAA, a Iveco, em colaboração com a Shell, demonstrará que sua oferta completa movida à tração elétrica e GNV está disponível como uma alternativa viável aos veículos a diesel”, afirma Pierre Lahutte, presidente mundial da Iveco.

Os 18 produtos em exposição mostrarão as soluções sustentáveis da Iveco e da Iveco Bus, desde o transporte de longa distância até a mobilidade urbana das pessoas, que compõem uma oferta completa.

A Iveco apresentará cinco versões do Daily Hi-Matic Natural Power, o primeiro veículo movido a GNV com uma caixa de câmbio automática de oito velocidades no segmento de comerciais leves. O modelo demonstra a ampla variedade de operações que essa família de veículos pode proporcionar, liberando as empresas de transporte das restrições mais rígidas das regulamentações de emissões e ruídos.

Dois Eurocargos, o “Caminhão que a cidade gosta” e dono do título “Caminhão do Ano 2016”, em versão movida a GNV, estarão no estande. Os produtos já estão em conformidade com os padrões de emissões Euro 6 Step D, com um ano de antecedência. Com suas baixas emissões e funcionamento silencioso, os caminhões Eurocargo NP podem entrar em áreas de tráfego restrito nos centros das cidades, uma vantagem fundamental em missões multipontos e municipais.

A Iveco mostrará, para operações de longas distâncias, um Stralis NP 400 rígido de 26 toneladas com carroceria refrigerada, apresentando pela primeira vez uma tecnologia Carrier Supra GNV para alimentar o grupo de resfriamento.

Esse caminhão representa o primeiro da indústria com os dois motores a diesel do veículo refrigerado substituídos por motores a gás natural estequiométricos de última geração. O veículo oferece, do mesmo modo, emissões ultrabaixas de NO2 e material particulado, baixa emissão de CO2 e funcionamento silencioso, ideal para abastecer os supermercados do centro da cidade à noite.  A instalação inclui três tanques de GNV com autonomia de 1 mil km.

Os veículos expostos incluirão versões articuladas e rígidas, e o exclusivo Stralis X-Way Natural Power será equipado com um misturador de concreto elétrico. Entre eles, o mais recente lançamento, o Stralis NP 460, eleito o Caminhão de Baixa Emissão de Carbono do Ano no Reino Unido, é a única linha completa de caminhões pesados a gás natural com transmissão automatizada de última geração desenvolvida para cumprir todas as operações.

A Iveco Bus optou por reduzir a bateria a bordo do veículo ao mínimo com sua tecnologia de recarga em movimento destacada no novo Crealis elétrico. A tecnologia de recarga em movimento do Crealis recebeu o prêmio de inovação do Salão de Transporte Público de Paris 2018.

Destaque também para o minibus elétrico Daily, de emissão zero, que oferece a solução perfeita para o transporte de pessoas no tráfego intenso dos centros das cidades. O Daily Electric faz parte da linha Daily Blue Power, campeã do título

“Van Internacional do Ano 2018”.

Para o transporte público, a marca exibirá o Crossway Low Entry Natural Power, ganhador do título “Ônibus Sustentável do Ano 2018”. Esse veículo apresenta um design exclusivo, com os tanques de gás natural integrados no espaço do teto, tem autonomia de até 600 km e proporciona o alto desempenho e as baixas emissões do motor Cursor 9 Natural Power.

Veja também

Por