Emirates SkyCargo realiza o maior carregamento de vacinas

Foram mais de 25 toneladas em um único voo no avião de carga Boeing 777 que partiu de Milão, na Itália, com destino ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, Minas Gerais A Emirates SkyCargo transportou mais de 25 toneladas de vacinas de Milão, na Itália, para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confi ns […]

Foram mais de 25 toneladas em um único voo no avião de carga Boeing 777 que partiu de Milão, na Itália, com destino ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, Minas Gerais

A Emirates SkyCargo transportou mais de 25 toneladas de vacinas de Milão, na Itália, para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confi ns (MG), em seu avião de carga Boeing 777. Este é o maior carregamento de vacinas que a transportadora de carga aérea levou em um único voo e também é a primeira vez que o aeroporto mineiro recebeu um carregamento tão grande de vacinas.

Dada a extrema vulnerabilidade das vacinas às flutuações de temperatura, todo o carregamento, equivalente a cerca de 1,8 milhão de doses, teve que ser transportado em contêineres especializados para manter uma temperatura constante de 5ºC.

Segundo a empresa, um total de 36 contêineres Envirotainer – 35 contêineres RAPe2 e um contêiner RKNe1 – foi embarcado no cargueiro em Milão, um dos aeroportos designados para o programa de corredores farmacêuticos da Emirates SkyCargo, que visa fornecer mais proteção para a integridade de produtos farmacêuticos durante o transporte aéreo. Na chegada ao aeroporto de Belo Horizonte as vacinas foram removidas dos contêineres e transportadas para as áreas de armazenamento refrigeradas do aeroporto.

“A Emirates SkyCargo é líder global no transporte aéreo de produtos farmacêuticos sensíveis à temperatura e o nosso compromisso de transportar medicamentos que salvam vidas com segurança é respaldado por nossa infraestrutura, incluindo aeronaves modernas, nossos processos em conformidade com as boas práticas de distribuição e nossa equipe treinada”, disse Hiran Perera, vice-presidente sênior de planejamento de carga e cargueiros da Emirates.

Segundo Perera, a companhia planejou todos os detalhes deste frete com os seus parceiros em meados de julho para garantir que as vacinas fossem cuidadosamente entregues ao aeroporto de Belo Horizonte.

“As negociações para a chegada desta remessa incluíram a visita de profissionais técnicos que checaram as condições de armazenamento de nossas câmaras, consideradas de última geração”, disse Peter Robbe, gerente de carga do aeroporto de Belo Horizonte. “Para aproveitar o potencial da área de logística de cargas do aeroporto, o Aeroporto de Belo Horizonte investiu em uma nova configuração do terminal de carga e instalou duas novas câmaras frigoríficas para triplicar a capacidade de armazenamento da cadeia de resfriamento para 3.350 m³.” Em média a Emirates SkyCargo transporta cerca de 80 mil remessas de produtos farmacêuticos por ano, variando em tamanho, desde pequenas remessas de testes clínicos até remessas farmacêuticas em aeronaves de carga, em toda a sua rede de mais de 160 destinos. A Emirates Pharma é a abrangente linha de serviços de transporte com temperatura controlada da companhia aérea para produtos farmacêuticos sensíveis à temperatura.

Além de uma frota moderna de aeronaves de fuselagem larga, a Emirates SkyCargo investiu no desenvolvimento de equipamentos especializados, incluindo as Emirates Pharma Cool Dollies (plataformas móveis refrigeradas) e os cobertores térmicos White Cover, desenvolvidos em colaboração com a DuPont, para a proteção de cargas farmacêuticas.

Fabricada com o material Tyvek Xtreme W50 da DuPont, a capa White Cover Xtreme oferece uma proteção maior a cargas sensíveis a temperatura em ambientes quentes, frios e úmidos.

A capa White Cover Xtreme foi desenvolvida a partir do material de polietileno de alta densidade patenteado da DuPont e oferece uma proteção mais robusta para condições climáticas extremas ou inconstantes.

Sua tripla camada de cobertura extrema branca funciona como um escudo que reflete o calor solar quando a temperatura está alta, e também serve de barreira para evitar a perda de calor em ambientes frios, mantendo a carga na temperatura correta.

Além disso, o material permite a eliminação do vapor d’água, prevenindo que o vapor se condense e prejudique a carga.

A White Cover Extreme atua como uma solução única que oferece um alto nível de proteção no inverno mais rigoroso e também no pico do verão.

Nos últimos anos, a Emirates SkyCargo trabalhou em parceria com a DuPont para desenvolver uma linha de capas leves e eficientes para proteção de cargas mais sensíveis ao calor e variações climáticas.

A Emirates SkyCargo introduziu a White Cover Advanced em abril de 2016, após o sucesso da White Cover. A White Cover é usada principalmente para proteger mercadorias perecíveis, como frutas e vegetais, enquanto a White Cover Advanced é usada para proteger produtos farmacêuticos sensíveis ao calor.

A capa White Cover Xtreme, lançada em 2017 protege as cargas mais sensíveis ao calor, incluindo produtos farmacêuticos, normalmente submetidos a temperaturas extremas e condições climáticas variáveis durante seu transporte desde o local de origem até o destino.

Veja também

Por