Scania vende primeiro ônibus com sistema de segurança

O modelo K 400 6×2 foi adquirido pela Nena Viagens, de Franca, e será utilizado para fretamento de turismo no Estado de São Paulo e território nacional A Scania vendeu no Brasil o seu primeiro ônibus com o avançado sistema de segurança ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) para a Nena Viagens, da cidade de Franca, […]

O modelo K 400 6×2 foi adquirido pela Nena Viagens, de Franca, e será utilizado para fretamento de turismo no Estado de São Paulo e território nacional

A Scania vendeu no Brasil o seu primeiro ônibus com o avançado sistema de segurança ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) para a Nena Viagens, da cidade de Franca, no interior de São Paulo. O modelo escolhido pela empresa de transporte de passageiros foi o K 400 6×2, que fará fretamento de turismo no Estado de São Paulo e, oportunamente, no território nacional.

O sistema ADAS faz parte do pacote de segurança opcional da Scania e oferece assistência ao motorista para melhorar a condução e prevenir acidentes de trânsito.

O avançado sistema de segurança que equipa os ônibus da Scania utiliza câmera instalada no para-brisa e um radar colocado no para-choque do veículo. Segundo a montadora, este equipamento é dividido em três dispositivos. O primeiro, o AEB (Automatic Emergency Braking), frenagem de emergência avançada, funciona por meio do radar e da câmera. Esse sistema vai medindo a distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista, para intervir e evitar acidentes. Para isso, utiliza os freios de serviço auxiliares e também as trocas de marcha por meio da caixa automatizada Scania Opticruise, o que diminui o risco de colisões frontais.

O segundo componente é o LDW (Lane Departure Forward Collision Warning System), sistema que avisa a saída de faixa e monitora as faixas de rolagem da pista, alertando o motorista quando o ônibus sai de forma involuntária e invade o espaço ao lado.

O terceiro item que compõe o avançado sistema de segurança é o ACC (Adaptative Cruise Control), controle de cruzeiro adaptativo que auxilia o condutor a manter um intervalo de distância constante em relação ao veículo à frente por meio do radar localizado no para-choque dianteiro.

“Lançamos de forma pioneira o ADAS em 2016 no mercado brasileiro”, afirma Alan Frizeiro, gerente de vendas de ônibus da Scania no Brasil. “A Nena Viagens está de parabéns por pensar, ainda mais, no seu passageiro. Temos certeza de que os resultados positivos desta primeira unidade surpreenderão a empresa e se multiplicarão para o restante da frota.”

Segundo Fernando Cantador, diretor de veículos novos da Casa Scania Escandinávia, de Ribeirão Preto, concessionária responsável pela comercialização dos veículos, esta primeira venda vai estimular outras oportunidades. “Temos uma perspectiva de crescimento das vendas de ônibus em 2018 para nossa região devido à renovação e ampliação de frotas”, diz.

Para o diretor da Casa Scania Escandinávia, esta venda mostra que a empresa proporciona ao seu cliente as mais modernas tecnologias embarcadas de segurança.

“A Nena Viagens é um dos grandes influenciadores do segmento de ônibus rodoviário da região e temos um relacionamento que ao longo do tempo vem se fortalecendo.”

A Nena Viagens mantém uma longa parceria com a Scania, tendo em sua frota nove ônibus da marca. “Atuamos em todo o território nacional e temos mais de 40 anos de experiência no mercado. Por isso precisamos de um ônibus robusto, econômico e confiável. Encontramos na Scania tudo o que precisamos”, diz Fabiano Herker de Sousa, sócio-proprietário da empresa. E completa: “Nosso passageiro está sempre em primeiro lugar e pensando desta forma investimos nesta tecnologia para aumentar a segurança e o conforto.

O avançado sistema de segurança nos possibilita prevenir acidentes e evitar os problemas decorrentes.”

Os benefícios para os negócios também são relevantes, segundo Sousa. “Para a Nena Viagens, agrega maior credibilidade dos usuários e eles passam a ver a nossa operação com mais confiança. Além de ser um diferencial para o fretamento do veículo, aumentando o valor contratado.

Estamos muito honrados por termos o primeiro ônibus Scania equipado com o avançado sistema de segurança no Brasil e entrar para a seleta história da empresa.”, afirma.

Veja também

Por