Volare Access-e 100% elétrico inicia operação em Curtiba

Miniônibus 100% elétrico da Volare com poluição zero começa a circular durante um mês na linha Circular-Centro da capital paranaense

A prefeitura de Curitiba colocou em operação no dia 3 de outubro, o Volare Access- e, miniônibus com motorização 100% elétrica, sem emissão de poluentes. O modelo, resultado da parceria da Volare, unidade de negócios da Marcopolo, e da BYD, líder mundial em tecnologia de motorização elétrica, atenderá durante um mês a linha Circular-Centro e é o primeiro veículo desenvolvido no Brasil com esta configuração, com piso baixo, motor traseiro e suspensão pneumática.

“É um veículo moderno, sem emissão de gás carbônico, óxido de nitrogênio nem da fuligem dos veículos tradicionais movidos a diesel, confortável e que tem a cara de Curitiba”, disse o prefeito Rafael Greca durante a viagem feita no dia 2 de outubro para conferir as características do veículo.

“Pedi que a Urbs avalie a possibilidade de implantarmos uma linha com ônibus movidos a energia elétrica. Se tudo for aprovado, vamos encomendar quatro veículos inovadores”, completou o prefeito.

O Volare Access-e tem autonomia de 250 quilômetros e na linha Circular-Centro rodará cerca de 160 quilômetros por dia. O ônibus elétrico circulará das 6h20 às 19h30, no sentido horário da linha Circular-Centro.

Segundo João Paulo Ledur, diretor do negócio Volare, a adoção do Access-e permite reduzir a poluição ambiental e elevar o padrão de qualidade do transporte coletivo.

“Veículos 100% elétricos no transporte público é uma alternativa sustentável e eficiente, já utilizada em outras cidades do País, e que a cada dia se mostra mais eficiente e econômica”, diz.

“A parceria entre a Volare e a prefeitura reafirma a vanguarda e a referência de Curitiba no transporte público de passageiros”. afirma Luiz Fogaça, diretor da concessionária Volare Rodo Service, de Curitiba.

Ideal para utilização nos centros urbanos, o Volare Access-e foi projetado para oferecer maior espaço interno, com a configuração das baterias em posição que proporcionem o máximo de eficiência, redução de custos operacionais e de peso total (um dos grandes desafios dos veículos elétricos para o transporte de passageiros).

O veículo tem 9.150 mm de comprimento, 3.380 mm de altura e 2.430 mm de largura, com piso baixo, tração traseira e capacidade para 37 passageiros (22 sentados e 15 em pé). O powertrain é BYD, com dois motores de 90 kW de potência e 450 Nm de torque máximo e possui bateria com duração de 1h30 até 3 horas, com autonomia de 250 km. Para tornar mais eficiente a utilização da energia, o novo veículo conta ainda com sistema de regeneração da energia da frenagem.

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