Ambev reforça a frota com 228 caminhões Mercedes-Benz

Os 212 semipesados Atego farão a distribuição de bebidas aos milhares de pontos de venda no país e os 16 extrapesados Actros, a transferência de produtos entre as cervejarias e os centros de distribuição da empresa

Em continuidade ao seu programa de renovação de frota, a Cervejaria Ambev comprou 228 caminhões Mercedes-Benz.

São 212 modelos semipesados Atego e 16 extrapesados da linha Actros. O primeiro lote foi entregue às transportadoras em setembro e a previsão é que todo o fornecimento seja concluído até dezembro.

Com os novos veículos, a Cervejaria Ambev e as suas transportadoras parceiras estarão preparadas para o aumento de vendas de bebidas que tradicionalmente ocorre no verão e nos períodos de festas.

Recentemente a Ambev fechou contrato com a Volkswagen Caminhões e Ônibus para substituir os seus veículos por modelo elétrico da marca, o VW e-Delivery, primeiro caminhão leve 100% elétrico da América Latina. Os 1.600 caminhões elétricos e-Delivery têm previsão de entrega até 2023 e serão usados para o transporte de bebidas. Esses veículos representam cerca de 35% da frota da Ambev, que será composta por veículos movidos a energia limpa, deixando de emitir mais de 30,4 mil toneladas de carbono em sua cadeia logística por ano. Entre 2014 e 2017, a companhia já reduziu esse índice em 33,9%.

Os caminhões da Mercedes-Benz serão utilizados pelas transportadoras parceiras da Ambev para o transporte de bebidas em todo o Brasil. Os modelos Atego – nas versões 1719 4×2, 2426 6×2 e 3026 8×2 – farão a distribuição de bebidas aos milhares de pontos de venda no país, operando tanto dentro das cidades quanto em curtas e médias distâncias, e os extrapesados Actros 2546 6×2, com cabine-leito teto alto, a transferência de produtos entre as cervejarias e os centros de distribuição da empresa.

Além de cerveja, o portfólio da Ambev conta com refrigerantes, águas, chás, isotônicos, energéticos e sucos.

“Nessa expressiva parceria pesou muito a solução completa que entregamos ao cliente”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Além de veículos já consagrados no transporte de bebidas pela eficiência e rentabilidade, como o Atego e o Actros, oferecemos planos de manutenção, negócios com veículos usados do cliente via SelecTrucks e taxas especiais do Banco Mercedes-Benz.”

O fornecimento de caminhões da Mercedes- Benz à Cervejaria Ambev e a seus parceiros envolveu um trabalho de customização para satisfazer algumas exigências específicas das transportadoras e seus colaboradores. Sob coordenação da área de Custom Tailored Trucks (CTT) – que conta com o envolvimento de profissionais de engenharia, produção, vendas, marketing, controlling e peças e serviços –, foram agregados aos caminhões Atego itens como limitador de velocidade a 80 quilômetros por hora, alarme para uso do cinto de segurança nos bancos do motorista e do acompanhante e alongamento do chassi do Atego 3026.

“Nós oferecemos mais ainda ao cliente nessa parceria”, informa Leoncini. “Cerca de 10% dos 228 caminhões receberão a ativação do Fleetboard, o nosso sistema de gerenciamento da frota com funções de rastreamento e bloqueio. Esta é mais uma solução eficaz da Mercedes-Benz que visa à redução de custos operacionais e, mais importante, maior segurança para o motorista e a carga.”

De acordo com a Mercedes-Benz, assim como acontece em diversas aplicações, no transporte de bebidas os caminhões médios e semipesados Atego se destacam pela produtividade, agilidade, alto padrão de conforto para o motorista e o acompanhante, além da elevada capacidade de carga, economia no consumo de combustível e reduzido custo operacional. Sem abrir mão da força, robustez e resistência necessárias no severo trabalho da distribuição urbana de bebidas, com o intenso para e anda.

“Nosso top de linha, o Actros, também é reconhecido no mercado pela força, robustez, resistência, reduzido consumo de combustível, baixo custo operacional e disponibilidade para o trabalho”, assevera Leoncini. “O Actros é referência em tecnologia por conter itens exclusivos, como assistente ativo de frenagem, sistema de orientação de faixa de rolagem e controle de proximidade, que garantem ainda mais eficiência quando o assunto é a segurança e o conforto do motorista.”

Veja também

Por