Quando a tradição encontra a modernidade

Companhia chega aos 70 anos de existência com mais produtividade e eficiência, com aportes financeiros constantes em frota, qualificação de pessoal e manutenção

A Viação Cometa lidera o segmento de transporte rodoviário de passageiros. Em 2017, a companhia registrou rendimento de receita de 12,2% e rendimento de patrimônio líquido de 25,7%, os itens mais bem avaliados de acordo com o ranking das Maiores do Transporte e Melhores do Transporte2018, promovida pela revista Transporte Moderno. A receita operacional líquida foi de R$ 416,8 milhões, enquanto o patrimônio líquido atingiu 198 milhões, o lucro líquido R$ 51 milhões, a liquidez corrente 133,8 e o crescimento de receita 5,6%.

No ano passado, a Viação Cometa dividiu a liderança da categoria com a Auto Viação 1001, sendo que ambas pertencem ao Grupo JCA. A companhia tem feito substanciais investimentos em renovação de frota. Em 2017, todo o grupo adquiriu 254 ônibus, entre os quais se destaca o Double Decker com 15 metros de comprimento e maior capacidade de transporte, usado em diversas linhas interestaduais. Nos últimos três anos, a empresa também tem se dedicado à qualificação dos colaboradores e às melhorias operacionais e no sistema de manutenção.

A trajetória da Cometa começou em 1937, em São Paulo, quando Tito Mascioli implementou uma linha de ônibus ligando a Praça da Sé ao Jabaquara. Em 1947, o empresário adquiriu a Empresa Auto Viação São Paulo-Santos, que, em 1948, passou a se chamar Viação Cometa. A companhia passou a integrar o Grupo JCA em 2002. Em 2018, para comemorar os 70 anos de existência, a empresa colocou em circulação um veículo retrô flecha Azul , muito conhecido nas décadas de 1960 e 1970, e que atualmente é utilizado apenas em ocasiões especiais. Em uma ação que durou até julho, o veículo realizou 70 viagens em diversas cidades como São Paulo, Campinas, rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.

O Grupo JCA integra também outras importantes companhias do setor rodoviário, como Auto Viação 1001, Auto Viação Catarinense, Expresso do Sul, Viação Macaense e rápido ribeirão Preto, que transportam quase 100 milhões de pessoas por ano. O grupo acredita que a integração administrativa e operacional entre as empresas é o melhor caminho para atingir mais produtividade e eficiência, por meio do compartilhamento de estrutura das empresas, melhorando continuamente as práticas e processos, o que ao final beneficia os usuários de seus serviços.

Veja também

Por