Guarupass adota solução da Goal Systems

As concessionárias de Guarulhos promovem mais uma inovação tecnológica para dar maior eficiência ao transporte público e se preparam para instalar um novo centro de controle operacional Com o objetivo de unificar e padronizar o planejamento e a gestão do transporte da cidade, a Associação das Concessionárias de Transporte Urbano de Passageiros de Guarulhos (Guarupass) […]

As concessionárias de Guarulhos promovem mais uma inovação tecnológica para dar maior eficiência ao transporte público e se preparam para instalar um novo centro de controle operacional

Com o objetivo de unificar e padronizar o planejamento e a gestão do transporte da cidade, a Associação das Concessionárias de Transporte Urbano de Passageiros de Guarulhos (Guarupass) adquiriu a ferramenta tecnológica GoalBus Operador, da Goal Systems. José Roberto Felício, presidente da Guarupass e das empresas Viação Urbana e Vila Galvão, afirma que a nova tecnologia irá trazer mais eficiência às empresas, aprimorando a sua atuação.

“É uma forma de reduzir custos e ter um melhor aproveitamento da frota. Para o passageiro, não deve haver alterações perceptíveis, mas as empresas terão mais produtividade.”

No primeiro semestre de 2019, a Guarupass pretende unificar os centros de controle operacional das três empresas concessionárias que atuam na cidade. “Assim, com o monitoramento centralizado, ganhamos em organização. Um único CCO vai monitorar em tempo real a frota por meio de GPS e de um conjunto de câmeras, além da biometria, para evitar as fraudes.

Essas soluções já existem, mas cada empresa faz seu controle separadamente”, diz Felício. A frota operacional de Guarulhos conta com 870 veículos, sendo 568 do sistema de concessão e 302 das permissionárias.

A Goal Systems informa que o GoalBus Operador é uma ferramenta que gera soluções de planejamento maximizado de tabelas horárias e dos serviços de motoristas e cobradores de uma operação de transporte urbano de passageiros. “A solução oferece o máximo aproveitamento, sendo a única ferramenta do mercado que permite a resolução conjunta de horários, serviços de ônibus e serviços de motorista, obtendo com isso as melhores soluções tanto em nível econômico como de aderência à qualidade operativa”, conta Sergio Roberto Rodriguez, gerente de projetos da Goal Systems.

A ferramenta faz o cálculo da demanda e aperfeiçoa a oferta de serviços, ajustando- se às exigências da operação e assegurando um serviço de qualidade com menor custo. “Melhora a qualidade do serviço para garantir o cumprimento dos objetivos de qualidade operativa. O sistema permite o melhor uso da frota para dimensionar o mínimo de veículos segundo a tecnologia permitida para cada tipo de viagem, planeja a manutenção, o que prolonga a vida útil dos veículos e reduz a necessidade de novos investimentos. A solução também aumenta a produtividade dos motoristas e cobradores, e calcula o número de colaboradores necessários de acordo com o tipo de jornada, logrando um melhor aproveitamento da mão de obra e das horas extras”, informa Rodriguez.

A tecnologia proporciona ainda mais flexibilidade, pois o alto nível de parametrização permite uma definição exata dos requisitos do negócio e, portanto, a obtenção de um produto que atende às necessidades dos operadores de transporte.

“Em relação à integração com outros sistemas, a tecnologia pode se conectar com as ferramentas corporativas do cliente, voltadas para controle, monitoramento, GPS, bilhetagem, SAP, recursos humanos, além de que o cliente é proprietário da base de dados. Os editores são ágeis e fáceis de usar, disponibilizando gráficos que permitem uma análise visual das soluções e relatórios integrados para o acompanhamento completo dos resultados. O sistema proporciona total controle do planejamento financeiro”, afirma Rodriguez.

A Goal Systems assegura que a solução traz resultados bastante concretos nos ganhos dos operadores. “As ferramentas da empresa, de um modo geral, trazem o melhor resultado em termos de planejamento e melhoria de operações de transportes, os quais se traduzem em retornos econômicos.

Com os primeiros meses de trabalho, podem-se expressar índices tangíveis com reduções de custos entre 5% e 25%, sempre validados pela área gerencial de planejamento do cliente e prevalecendo os padrões de qualidade operativa exigidas.

O GoalBus Operador ajuda na tomada de decisões, tratando-se de uma ferramenta standard. Os clientes sempre estão atualizados com as últimas versões dos programas sem ter que pagar nada adicional”, diz Rodriguez.

ETAPAS – A implantação da tecnologia em Guarulhos começou a ser feita há seis meses. “Antes já havíamos realizado um projeto-piloto. Estamos, portanto, em contato com a tecnologia há cerca de um ano. Em 2018, concluiremos as duas primeiras fases, nas áreas 1 e 2 da cidade, e finalizaremos em janeiro de 2019 a etapa restante, na região 3. É bom destacar que o máximo aproveitamento dessa tecnologia será alcançado quando tivermos centralizado o CCO, integrando assim planejamento, gestão, inteligência e fiscalização.

Nosso objetivo é uma execução mais racional e inteligente”, observa Márcio Pacheco, diretor executivo da Guarupass.

Pacheco acredita que o uso da tecnologia no transporte público se tornou uma grande tendência mundial. “Precisamos estar atentos às inovações e avaliar as demandas dos usuários. A Guarupass tem sido pioneira em diversas tecnologias, como a biometria facial, por exemplo”, lembra. A entidade preparou um pacote de melhorias para o transporte da cidade, que vem sendo introduzido em 2018 e continuará em 2019. “Estamos promovendo uma revolução tecnológica, aprimoramos a comunicação com o usuário e o atendimento, como também ampliamos os postos de vendas e de recarga”, completa. No início deste ano, as empresas de Guarulhos fizeram uma renovação da frota e uma modernização do projeto de comunicação visual, que foi premiado no 49º Concurso de Comunicação Visual e Pintura de Frotas, promovido pela revista Transporte Moderno.

Em 2019, a cidade deve receber o seu primeiro ônibus totalmente elétrico.

A Goal Systems informa que a implementação de suas soluções tecnológicas é realizada de acordo com as necessidades de cada empresa. “Acompanhamos o processo desde o início, junto ao cliente,começando os trabalhos de obtenção de dados para parametrizar e posteriormente calcular as novas programações, as quais terão como meta demonstrar reduções de recursos e um melhor aproveitamento, sempre garantindo o cumprimento da oferta das partidas, como também de todas as regras e preferências operativas impostas no sistema. A implantação não acaba com a entrega das novas programações nem com o treinamento aos usuários finais, sendo uma parceria na qual a equipe de suporte técnico apoia o cliente durante a duração do contrato”, esclarece Rodriguez.

Desde 2010, com escritório próprio na cidade do Rio de Janeiro, a Goal Systems vem realizando implantações dos seus produtos no Brasil em vários segmentos de transporte de passageiros, como empresas operadoras e organismos reguladores de transporte urbano, BRT, veículos sobre trilhos e empresas de transporte de passageiros de longa distância. Entre os principais projetos no país, Rodriguez cita o Consórcio BRT Rio e o Metrô Rio, no Rio de Janeiro; grupo Guanabara, no Rio de Janeiro; Real Expresso e Rápido Federal, em Brasília; Consórcio Fênix, em Florianópolis.

“Entre tantas outras importantes cidades do mundo, também atuamos em Paris, em Bogotá (Transmilênio), em Londres (Keolis), na Cidade do México (Metrobús) e em Santiago (Transantiago)”, acrescenta Rodriguez.

Veja também

Por