Viação Cidade Sorriso compra ônibus biarticulados da Scania

O modelo F 360 HA 8×2 faz parte do programa de renovação de 157 veículos que começam a rodar ainda no primeiro semestre deste ano nos corredores BRT de Curitiba A Viação Cidade Sorriso, uma das operadoras do sistema urbano de Curitiba, comprou seis ônibus biarticulados da Scania, versão F 360 HA 8×2. A aquisição […]

O modelo F 360 HA 8×2 faz parte do programa de renovação de 157 veículos que começam a rodar ainda no primeiro semestre deste ano nos corredores BRT de Curitiba

A Viação Cidade Sorriso, uma das operadoras do sistema urbano de Curitiba, comprou seis ônibus biarticulados da Scania, versão F 360 HA 8×2. A aquisição faz parte do programa de renovação de 157 veículos.

A frota completa de ônibus começa a rodar ainda no primeiro semestre deste ano nos corredores BRT de Curitiba. A venda dos ônibus biarticulados para a capital paranaense é a primeira feita pela Scania no Brasil. O modelo, personalizado para as exigências da Urbanização de Curitiba (Urbs), órgão que gerencia o sistema de transporte urbano da cidade, foi apresentado ao prefeito de Curitiba em novembro de 2017.

“A Scania vem fazendo uma série de demonstrações com o biarticulado desde seu lançamento, em 2015, no Brasil.

Estamos muito satisfeitos que os resultados operacionais surpreenderam a Viação Cidade Sorriso”, afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil. “O biarticulado Scania é competitivo em virtude de seu menor custo operacional e traz a vantagem do motor dianteiro, de menor ruído, maior facilidade de acesso, e que ainda reduz os custos de manutenção.”

Características – O biarticulado Scania F 360 HA 8×2, de 27 metros de comprimento, tem carroceria Caio, modelo Millennium BRT, motor de 360 cv de potência e desenvolve torque de 1.850 Nm (o maior da categoria, segundo a fabricante), já em baixas rotações, para economizar combustível.

O propulsor está localizado na parte frontal do veículo e privilegia o salão de passageiros, de forma a permitir melhor acessibilidade entre os três vagões do veículo. O câmbio automático B 516R de seis marchas da Allison tem retardador, de alta durabilidade, compatível com o alto torque do motor.

Sua arquitetura é apropriada para economizar combustível – reduzindo a carga no motor, quando o veículo estiver parado –, faz a seleção dos momentos ideais de troca de marcha e garante maiores velocidades médias e tempos menores de percurso. O veículo tem configuração 8×2 de 43,5 toneladas de capacidade de carga (a maior do mercado).

O F 360 HA 8×2 sai de fábrica com elevado nível de conforto, maior estabilidade para o veículo e segurança para os passageiros. Tem suspensão a ar com quatro bolsões nos eixos traseiros, freios a tambor com sistema eletrônico EBS, que diminui o tempo e a distância de frenagem, ABS, controle de tração e freio auxiliar Scania Retarder.

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