Sonda compra a M2M Solutions

Com a aquisição, a companhia amplia seu portfólio de produtos e serviços na América Latina, reforçando sua atuação no mercado brasileiro A brasileira M2M Solutions foi comprada pela Sonda, multinacional chilena especializada em serviços de tecnologia, com presença na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Peru e Uruguai. A aquisição faz parte […]

Com a aquisição, a companhia amplia seu portfólio de produtos e serviços na América Latina, reforçando sua atuação no mercado brasileiro

A brasileira M2M Solutions foi comprada pela Sonda, multinacional chilena especializada em serviços de tecnologia, com presença na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Peru e Uruguai. A aquisição faz parte do plano estratégico trienal da empresa para o período de 2019 a 2021, no qual se destacam os segmentos principais de atuação na região: transporte, varejo, serviços financeiros e governo.

O CEO da Sonda, Raúl Véjar, explica que o foco da empresa é melhorar e transformar os negócios dos clientes. “Temos um histórico de sucesso na indústria de transporte, que tem ajudado as pessoas a se locomover diariamente, melhorando sua qualidade de vida. Temos certeza de que os produtos da M2M Solutions nos ajudarão a ampliar o que já temos construído”, acredita.

A Sonda conta com um centro de excelência em mobilidade urbana instalado no Chile e atua em projetos de gestão e de administração de transporte público e privado como o Transantiago e Valparaíso, no Chile; Metrobús, no México; Gran Terminal de Albrook e Metrô do Panamá, no Panamá;

SUBE, em Buenos Aires, na Argentina; e o SAEF, de El Salvador. A empresa lançou recentemente no Brasil um sistema de cobrança e de terceirização de serviços para informação e gestão operacional e administrativa para o segmento.

A companhia quer implementar um centro de desenvolvimento no país. “O projeto é de longo prazo e está sendo executado.

A aquisição da M2M Solutions faz parte da nossa estratégia para o país. Uma equipe de mais de 80 profissionais, extremamente técnica e conhecedora do mercado de mobilidade urbana, passou a fazer parte da Sonda após a aquisição. Agora é possível utilizar a tecnologia da M2M com as soluções já existentes para o desenvolvimento de novas ferramentas que podem ser aplicadas tanto no mercado brasileiro como em outros países da região”, conta Tim Cardoso, vice-presidente de inovação e gestão de clientes da Sonda.

As soluções da M2M Solutions compõem softwares de monitoramento e gerenciamento de transporte público, painel de eventos, mapa dos detalhes das linhas, gestão de pagamento de viagens, bilhetagem, aplicativo de informações ao usuário com previsão de chegada dos ônibus e mais uma série de tecnologias digitais voltadas para mobilidade e transporte de passageiros.

Durante a Lat.Bus 2018, feira latino-americana voltada para transporte e mobilidade que ocorreu em São Paulo, em julho, já havia sido anunciada uma parceria estratégica entre as duas companhias. “A parceria teve como resultado a combinação do portfólio entre as duas empresas, além de reforçar a atuação da Sonda no mercado de mobilidade urbana e smart cities.

O acordo de 2018 contribuiu para que as duas empresas começassem a oferecer sistemas mais completos. Na época, a Sonda foi a primeira integradora do Brasil a oferecer solução que combinasse a terceirização de todos os processos operacionais e administrativos que envolvem os sistemas de transporte. O desenlace dessa parceria acabou sendo a aquisição da M2M”, informa Cardoso.

NOVIS MERCADOS – A Sonda fornece ferramentas tecnológicas de transporte para projetos de grande complexidade em diversas localidades da América Latina. “A aquisição por uma empresa multinacional da envergadura da Sonda abre uma janela de possibilidades para as tecnologias da M2M Solutions. Passamos a ter acesso a novos mercados e a um potencial de expansão dos negócios que construímos.

Ganhamos a musculatura necessária para uma nova fase de serviços tecnológicos em mobilidade urbana para os grandes projetos no Brasil e na América Latina. Será uma grande mudança de paradigma que trazemos para o mercado”, diz Alexandre Fleck, que permanece como presidente da M2M Solutions.

A M2M conta com um portfólio de serviços e tecnologias em transportes e mobilidade urbana, com destaque para gestão integral de frota e informação ao usuário, com base na nuvem; planejamento e gestão de viagem; controle de acesso de passageiros; telemetria, Analytics e Business Intelligence; e uma diversidade de aplicações para operadoras de transporte, consórcios, usuários e poder público. A empresa atua também em países como México, Portugal e Guatemala. Entre os seus principais projetos está a implantação de tecnologias de gestão de frotas para sistemas do Rio de Janeiro, Belém e Fortaleza – esta última foi a primeira capital brasileira a ter sua frota de ônibus totalmente monitorada.

As ferramentas da M2M Solutions também poderão ser aplicadas em outros países da América Latina em que a Sonda atua. “Faz parte do DNA da companhia a realização de movimentos de aceleração orgânicos e inorgânicos. No caso da M2M, o objetivo foi reforçar um segmento de mercado no qual a Sonda tem forte presença na América Latina e enxergava de maneira bastante positiva o potencial de crescimento no Brasil”, comenta Cardoso.

No fi m do ano passado, a empresa chilena anunciou o seu plano estratégico trienal, com investimentos de US$ 360 milhões, ou R$ 1,4 bilhão, para a América Latina nos próximos três anos. A cifra abrange todos os dez países de atuação da companhia. No Brasil, o último anúncio foi o da M2M Solutions e, segundo a empresa, será informado ao mercado quando outros investimentos forem realizados.

As ofertas das duas empresas são complementares, de acordo com Cardoso. “Pelo lado da Sonda, as soluções que fazem parte da oferta de mobilidade urbana são: gestão comercial de venda de carga, bilhetagem, data center, segurança da informação, assim como os sistemas de gestão operacional e administrativa”, afirma.

A M2M desenvolve softwares de monitoramento e gerenciamento de transporte público, painel de eventos, mapa dos detalhes das linhas, gestão de pagamento de viagens, bilhetagem, aplicativo de informações ao usuário com previsão de chegada dos ônibus e mais uma série de tecnologias digitais.

A experiência da M2M no mercado de mobilidade possibilitou ainda a criação de soluções específicas para o modal BRT (Bus Rapid Transit), bem como ferramentas para operações consorciadas, como, por exemplo, na cidade de Fortaleza com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Ceará (Sindonibus). “Os clientes passam agora a contar com um portfólio completo de tecnologia da Sonda, experiência internacional no setor, possibilidade de novos modelos de negócios e financiamentos de investimentos e finalmente a entrega. Este último possibilita aos empresários colocar foco no mercado de mobilidade urbana, que está vivendo uma imensa transformação”, destaca Cardoso.

A Sonda tem como meta, definida em seu planejamento para os próximos três anos, ser líder em mobilidade urbana e cidades inteligentes na América Latina, estratégia em que o Brasil terá papel de liderança. “A M2M Solutions gerencia uma frota de 20 mil veículos, mas dados de mercado nos mostram que gestão de frota é o mercado mais representativo dentro da vertical de transporte em IoT.

Enxergamos alto potencial de crescimento, já que o Brasil tem uma frota de 115 mil veículos de mobilidade urbana. Com essa aquisição, a Sonda passa a ter um diferencial: oferecer às operadoras a terceirização de todos os processos operacionais e administrativos que envolvem os sistemas de transporte, o que facilita a transformação digital das operadoras de transporte público. Essa estratégia deverá ser ampliada em todos os países de atuação da companhia”, explica Cardoso

Veja também

Por