Transporte e logística na era da transformação digital

As inovações tecnológicas se tornaram fundamentais na busca por mais produtividade, segurança e eficiência das frotas e dos negócios A Fenatran 2019 representa uma oportunidade para conhecer o que existe de mais avançado em termos de monitoramento e soluções tecnológicas para gestão de frotas e estoques. A MiX Telematics mostra produtos para telemetria, como o […]

As inovações tecnológicas se tornaram fundamentais na busca por mais produtividade, segurança e eficiência das frotas e dos negócios

A Fenatran 2019 representa uma oportunidade para conhecer o que existe de mais avançado em termos de monitoramento e soluções tecnológicas para gestão de frotas e estoques. A MiX Telematics mostra produtos para telemetria, como o equipamento com câmeras (MiX Vision), e soluções embarcadas que permitem a comunicação do gestor de frota com os motoristas, como o MiX Smart e o Rovi Mini que informa ao motorista os erros de direção e os eventos de manutenção com mensagens de voz.

Por meio de integração com a plataforma MiX Fleet Manager e computadores de bordo, o gestor programa os eventos que precisam ser monitorados como freadas bruscas, direção perigosa e distrações.

Alexandre Fagundes, gerente de produtos e marketing da empresa no Brasil, explica que a empresa vem crescendo expressivamente, desde o início das operações.

“Acreditamos no Brasil, que é um país de dimensões continentais com vantagens competitivas em diversos setores, especialmente no agronegócio”, afirma.

Para pequenas e médias frotas, a empresa criou a nova família de soluções MiX Now. A plataforma foi lançada em grande escala nos Estados Unidos, e agora está adaptada à realidade do mercado brasileiro.

Segundo a empresa, a plataforma é prática para instalar e fácil de usar, pois utiliza painéis (dashboards), que dão uma visão rápida da utilização da frota e eventos de excesso de velocidade.

O MiX 2000 é o coração da solução MiX FM Essential e atende a telemetria básica, com monitoramento do comportamento do motorista em frotas leves e de distribuição.

As maiores aplicações da solução são a redução do risco de acidentes, de multas e ociosidade da frota, além do acompanhamento logístico da frota.

WORSHOP

A Praxio, que fornece soluções tecnológicas para transporte rodoviário e para logística, exibe inovações em tecnologia de gestão específicas para o setor. Entre elas, o novo ERP para transporte de cargas, que engloba os benefícios do sistema de gestão integrada e automatiza toda a emissão de documentos de transporte por meio do uso de robôs, reduzindo custos operacionais de transportadoras.

No evento, a Praxio também apresenta torre de controle operacional, um sistema de gerenciamento de todas as informações que garantem o compartilhamento da gestão com os embarcadores em tempo real.

Outras soluções também ganham destaque na feira, como a ferramenta de aferição e controle de pneus, Business Intelligence para transporte (agora com a parceria da FGV IBRE), TMS e plataforma para cotação e auditoria de frete. Além disso, a empresa aproveita a Fenatran 2019 para discutir o que há de mais moderno em tecnologia e serviços para transporte em workshop organizado pela OTM Editora, com foco em transporte e inteligência logística do mercado brasileiro.

SUSTENTABILIDADE

A Sascar, empresa do Grupo Michelin, traz soluções que reforçam a promoção da mobilidade sustentável. “As novidades deste ano estão em linha com o posicionamento da marca no Brasil e no mundo, nossas novas soluções representam mais um passo em direção à prevenção de acidentes e aumento da eficiência logística pela análise de dados e geração de informação em tempo real”, comenta André Moreto, diretor de marketing e televendas da companhia.

A câmera de fadiga e desatenção, uma tecnologia nacional desenvolvida pela própria Sascar, consiste em sistema de gravação de vídeos inteligente, capaz de identificar, quantificar e gerar um alerta quando o motorista demonstrar cansaço ou desvio de foco da direção. A solução conta com um algoritmo que pode interpretar as imagens captadas pelas câmeras e, a partir disso, gerar alertas instantâneos aos gestores de frota quando o condutor tiver qualquer reação não recomendada.

A torre de controle e os smart reports são os outros destaques da Sascar. “A torre de controle permite o monitoramento da frota e motoristas on-line em tempo real, considerando todas as medições captadas pelos dispositivos de telemática de forma completa, eficiente e intuitiva, em painel multi telas. Os relatórios inteligentes trazem informações relevantes para a tomada de decisão em seus negócios, além de um acompanhamento consultivo do time Sascar para montar planos e ação”, explica Moreto.

SEGURANÇA

A Mobileye apresenta ao mercado a tecnologia Mobileye 630. “A Fenatran é a principal vitrine para o setor de transporte voltado ao segmento de frotas. É uma grande oportunidade para apresentarmos a tecnologia de prevenção de colisões da Mobileye”, afirma Celso Gitelman, CEO da FFTech, representante ofi cial e exclusivo da Mobileye, an Intel Company no Brasil.

A tecnologia Mobileye está integrada em mais de 40 milhões de veículos de diferentes modelos nas principais montadoras do mundo, e aos sistemas já existentes para gestão de frotas. Instalado no painel do veículo, o visor do Mobileye 630 emite sinais de alerta ao calcular potenciais riscos como impacto em outro veículo, o cruzamento de pedestres e ciclistas, ou ainda a saída do motorista das faixas que delimitam o sentido das estradas e rodovias.

Com capacidade para identificar formas, veículos e pedestres, além de texturas como marcações de faixa e placas de sinalização de trânsito, o Mobileye 630 interpreta dados internos e externos captados por meio de uma câmera instalada no parabrisa do automóvel.

Essa tecnologia previne 90% dos acidentes decorrentes de falhas humanas e que causam, anualmente, 1,5 milhão de mortes e deixam 50 milhões de feridos em estradas no mundo, de acordo com dados da empresa.

A companhia apresenta também o dispositivo Mobileye 8 Connect, que prevê colisões e cria mapas de alta definição das ruas e estradas. É uma tecnologia que tem o intuito de preparar as cidades para o carro autônomo. A Mobileye atua no desenvolvimento de visão artificial, machine learning, análise de dados, localização e mapeamento de tecnologias para os sistemas de assistência avançada ao motorista (ADAS) e soluções de condução autônoma.

LOGÍSTICA

A Senior exibe durante a Fenatran todo o seu portfólio de produtos de logística, como o sistema de gestão de armazenagem (WMS) e gestão de transportes e frotas (TMS). Atualmente, cerca de 48% da movimentação de e-commerce varejista do país são feitos por meio de ferramentas da Senior, informa a empresa. Durante a Black Friday, o WMS da companhia responde por cerca de 300 mil pedidos diários em apenas um centro de distribuição. Além disso, por meio do TMS, quase 20 mil veículos são gerenciados pelo software.

Entre os clientes da empresa está a Luft, um dos maiores operadores logísticos do Brasil. Para controlar mais de 25 armazéns e 16 milhões de unidades de manutenção de estoques (SKU) cadastrados, a companhia conta com a solução WMS da Senior desde 2013. Gustavo Saraiva, chefe de informações da Luft, destaca que a ferramenta melhorou os processos. “Buscamos sempre inovar para proporcionar valor aos nossos clientes. Para isso, precisávamos de uma plataforma estável e robusta, com recursos avançados de usabilidade e navegabilidade, além de flexibilidade de parametrização e foi o que conquistamos com a Senior”,relata.

As ferramentas da área de logística da Senior são usadas também por outras grandes empresas brasileiras como Correios, Tegma, Magazine Luiza, Carrefour, Gerdau e Translovato.

De acordo com o responsável pela Logística da Senior, Anderson Benetti, esse pacote de ferramentas traz benefícios em curto prazo, aumentando a produtividade dos veículos, reduzindo o tempo de planejamento de rotas e viagens e permitindo acompanhar as entregas em tempo real.

“O mercado hoje precisa se adaptar à transformação digital e oferecemos ferramentas que facilitam esse processo, melhorando a eficiência das empresas e permitindo maior ganho de produtividade”, reforça.

Veja também

Por