Volkswagen entregará 3.600 ônibus ao Caminho da Escola

A empresa venceu a licitação aberta no início de agosto de 2019 pelo FNDE, que disponibilizou 6.800 micro-ônibus para a compra O programa Caminho da Escola deverá contribuir para o bom resultado do mercado de ônibus em 2020, com a licitação aberta no início de agosto pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – […]

A empresa venceu a licitação aberta no início de agosto de 2019 pelo FNDE, que disponibilizou 6.800 micro-ônibus para a compra

O programa Caminho da Escola deverá contribuir para o bom resultado do mercado de ônibus em 2020, com a licitação aberta no início de agosto pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – autarquia ligada ao Ministério da Educação.

Nesta disputa a Volkswagen garantiu a maior participação ao garantir o direito de fornecer 3.600 micro-ônibus Volksbus às prefeituras e estados do país, de um total de 6.800 veículos que foram disponibilizados para a compra pelo FNDE. A Volare conseguiu o direito de vender 2.000 ônibus e a Iveco, o restante de 1.200 veículos.

O lote de veículos disponíveis para aquisição é dividido entre o Volksbus 8.160 ODR ORE1 (Ônibus Rural Escolar) para o transporte de 29 estudantes e o Volksbus 15.190 ODR ORE3 para 59 alunos.

Além de 1.600 unidades de Volksbus de cada confi guração mencionada, a Volkswagen conquistou ainda a licitação para venda de lote de 400 unidades do Volksbus 8.160 OD Onurea piso alto (Ônibus Urbano Escolar Acessível, que transporta 30 alunos), alcançando a soma de 3.600 ônibus escolares Volksbus.

A fabricante é líder absoluta no fornecimento de veículos ao programa e este ano celebrou o marco de mais de 20 mil unidades entregues para o transporte de estudantes nos pontos mais remotos do Brasil. O volume de entregas de ônibus Volkswagen passa da metade do total de entregas em toda a história do programa, criado há 12 anos. Não à toa, há muitos números a comemorar: mais de um milhão de estudantes já andaram de Volksbus em 5.226 municípios de todo o Brasil – quase a totalidade de cidades brasileiras conta com pelo menos um ônibus Volkswagen como aliado da educação.

“Todos os esforços para promover a educação no Brasil são de fundamental importância. E para nós, da Volkswagen Caminhões e Ônibus, contribuir com esse propósito tornou-se, desde o início do Caminho da Escola, uma missão especial.

Nossos times de engenharia dedicaram-se à concepção veículos que alcançassem os destinos mais difíceis, com a máxima robustez, para permitir o acesso das crianças à educação. Por isso, dar novamente a notícia de uma conquista como esta é, para nós, uma enorme realização”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

Suspensão elevada, que tornou os veículos mais altos para passar por aclives e declives com mais facilidade, é apenas um dos itens de sucesso para a robustez dos ônibus rurais Volkswagen destinados ao Caminho da Escola. Acessibilidade é outro ponto de destaque: dispositivo de poltrona móvel (DPM) equipam 100% dos Volksbus para garantir a acessibilidade para os alunos com mobilidade reduzida.

Os ônibus Volksbus 8.160 ODR ORE 1 foram concebidos sob medida para o programa Caminho da Escola. O modelo é fornecido com carroceria Neobus TH Way, tração 4×2, além de oferecer acessibilidade com o DPM, e tem capacidade para transportar 29 passageiros.

O Volksbus 15.190 ODR ORE3 é o de maior capacidade (59 pessoas) e fornecido com carroceria Marcopolo Sênior Escolar.

Foi projetado para garantir maior conforto e segurança para os estudantes e manutenção mais fácil e menor custo operacional.

O veículo tem tração 4×2 e dispositivo de poltrona móvel (DPM).

O modelo Onurea piso alto também tem carroceria Neobus TH Way, ar-condicionado, aquecimento, tração 4×2, acessibilidade com DPM e capacidade para transportar 30 alunos.

A linha completa Volksbus destinada ao Caminho da Escola conta com veículos escolares na configuração rural e urbana, na faixa de 8 a 15 toneladas.

Veja também

Por