Fabricante chinesa traz sistemas de refrigeração para o Brasil

Empresa pretende iniciar suas operações no primeiro trimestre de 2020 e em seis meses estar com a sua rede de pós-vendas e serviços estruturada

A Kaixue Cold Chain, fabricante chinesa de sistemas de refrigeração, lança no Brasil equipamentos aplicados nos veículos que transportam mercadorias refrigeradas, marcando a estreia da companhia no território brasileiro.

O primeiro passo da Kaixue para tornar conhecida a marca SuperSnow no Brasil será por meio do mercado de distribuição.

A empresa pretende iniciar suas operações no Brasil no primeiro trimestre de 2020 e em seis meses estar com a sua rede de pós vendas e serviços estruturada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais. “Vamos trazer da China um sistema de refrigeração de primeira linha para veículos de transporte, além de peças de reposição, para garantir ao cliente rapidez no reparo dos equipamentos”, afirma Paulo Lane, da empresa Market Assess, que está assessorando a fabricante chinesa na América Latina.

Segundo Lane, a estratégia de entrar no mercado de cadeia do frio com as operações no eixo Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná deve-se ao fato de a região concentrar grande parte dos negócios do segmento.

Estudos e pesquisas apontam que no mundo 30% a 40% dos alimentos se perdem em todo o processo desde a colheita até o consumo. Uma parte significativa da perda está relacionada à deficiência da cadeia do frio. “O Brasil, por ser um país de grandes distâncias, baseado no modal rodoviário, e clima quente, com certeza é um mercado animador, com grande potencial de crescimento da cadeia do frio”, diz o executivo.

O principal atrativo do produto chinês, segundo Lane, é o preço competitivo e o custo de manutenção acessível. “Temos muitos clientes interessados no nosso sistema de refrigeração e uma negociação avançada com uma empresa distribuidora de alimentos, que presta serviço na rota entre o Rio de Janeiro e São Paulo”, comenta Lane.

No salão Fenatran 2019 a empresa apresentou três modelos de sistema de refrigeração – KX 350, KX 450 e KSD 800 – que, além de conter o know how da marca muito conhecido na China, trazem soluções que asseguram mais espaço útil para a carga.

O KX-350 é um equipamento com compressor acoplado para distribuição de produtos resfriados em baú de até 20 metros cúbicos e congelados até 15 metros cúbicos e o KX-450 é para baú de até 22 metros cúbicos e congelados até 16 metros cúbicos. Os dois têm opção de stand-by elétrico.

O KSD-800 possui motor diesel independente e elétrico auxiliar para viagem de longa distância ou distribuição de produtos resfriados em baú de até 40 metros cúbicos e congelados até 32 metros cúbicos.

“Os evaporadores são ultrafinos para minimizar o espaço interno no baú e permitir maior espaço útil de carga. Os equipamentos têm controlador microprocessado, com opção de Data Logger e utilizam gás refrigerante 404A”, explica Lane.

O executivo que assessora a Kaixue no Brasil afirma que a fabricante está muito empenhada em montar no Brasil uma estrutura de pós-venda diferenciada, pois acredita que este é o caminho para garantir a fidelização do cliente. “A SuperSnow utiliza componentes globais de primeira linha e oferece ao dono da frota uma excelente performance, garantindo um custo total de operação (TCO) menor do que os outros fabricantes”, diz Lane. “No pós-venda, a empresa é muito forte e presente em todos os mercados em que atua.”

A expectativa da fabricante é muito grande em relação ao Brasil, segundo Tim Zou, vice-presidente e gerente geral de exportação da Kaixue. “Há um paralelo grande entre a China e o Brasil, que está recuperando sua economia e tem um amplo potencial para crescer na área de sistema de refrigeração”, compara Zou.

Segundo Zou, a perspectiva da Kaixue é ganhar market-share e ser forte neste segmento. “No Brasil é possível crescer, pois os clientes querem equipamentos com qualidade e preço competitivo”, diz o executivo.

Na China a Kaixue tem mais de 20 anos desde a fundação. Iniciou suas atividades em 1998 como concessionário de vendas e serviços Carrier e Thermo King. Em 2006 começou a produzir baús de refrigeração em uma fábrica de 3.100 metros quadrados e contava na época com 100 funcionários.

Em 2015 abriu a segunda fábrica de 2.500 metros quadrados especializada em equipamentos de refrigeração para transporte e ar-condicionado de ônibus e em 2018 tornou-se um dos maiores fabricantes de equipamentos de refrigeração para transporte na China, depois da Carrier.

Hoje a empresa produz e comercializa equipamentos de refrigeração para caminhões, ar-condicionado para ônibus, expositores para supermercados e câmaras frias. Na sua fábrica, localizada na cidade de Zhengzhou, que tem capacidade para produzir 8.000 equipamentos por ano, está fazendo 4.000 aparelhos anualmente.

Em 2006 a fabricante chinesa iniciou o processo de internacionalização com a exportação de seus produtos para a África, América Central e Sul, Austrália, Oriente Médio e Sudeste da Ásia.

Atualmente exporta para mais de 70 países.

PLANOS

Após o primeiro trimestre de atuação, os objetivos da Kaixue serão de replicar o conhecimento e expertises adquiridos e fazer a expansão para os mercados do México, Chile e Peru.

Segundo Lane, a América Latina e o Caribe compreendem uma região com aproximadamente 650 milhões de pessoas, que representam 8,5% da população mundial, com grande potencial de crescimento e muitas oportunidades de desenvolvimento e melhoria da cadeia do frio. “Na América Latina, o Brasil é o país com maior potencial de crescimento do segmento de produtos perecíveis”, afirma o executivo.

Veja também

Por