DP World Santos e Suzano inauguram complexo para movimentação de celulose

Em seis meses de operação do novo terminal, a celulose já responde por 15% do faturamento da DP World Santos

O novo complexo de celulose instalado na margem esquerda do porto de Santos é resultado de uma parceria entre DP World Santos e Suzano. O terminal iniciou suas operações em abril, mas a inauguração oficial ocorreu em novembro. Em seis meses de operação, a celulose já responde por 15% do faturamento da DP World Santos.

O complexo recebeu investimentos de R$ 700 milhões, e conta com um armazém de 35 mil metros quadrados, com capacidade para mais de 150 mil toneladas da matéria-prima. Também integram as novas instalações um viaduto, destinado à interligação rodoviária entre as áreas do armazém e a área de cais do terminal.

 O cais foi ampliado de 653 metros para 1,1 mil metros, possibilitando ao terminal receber até quatro navios simultaneamente. As cargas chegam por uma moderna pera ferroviária integrada às operações internas do armazém.

Outra novidade são as pontes rolantes, responsáveis pela movimentação de cargas à distância. Os operadores fazem o manuseio das máquinas por um joystick (espécie de controle remoto) instalado dentro de centros de comando, a metros de distância do equipamento, proporcionando mais controle e segurança durante as operações.

Veja também

Por