Transpipeline recebe primeiros VW Meteor para operação de energia sustentável

As 120 unidades dos novos caminhões extrapesados da Volkswagen Caminhões e Ônibus terão a missão especial de transportar gás natural para ser utilizado na geração de energia elétrica no Norte do Brasil

As primeiras 120 unidades do novo caminhão extrapesado VW Meteor 29.520 6×4 começaram a ser entregues para a Transpipeline, empresa especializada em transporte de cargas na região norte (fluvial e rodoviária) e responsável pela operação no trecho de 1,1 mil quilômetros, que abrange os pontos do Projeto Integrado Azulão, na cidade de Silves (AM), até o projeto de Jaguatirica, na cidade de Boa Vista (RR), de responsabilidade da Companhia de Energia Integrada do Brasil (Eneva).

Com carreta especial criogênica, os caminhões irão transportar gás natural que será usado para gerar energia elétrica de forma sustentável e atender ao consumo de residências e empresas em Roraima. A Transpipeline conta com bases de apoio a operação com estrutura de suporte aos motoristas e veículos.

 A viagem começa na Bacia do Amazonas, na área do Campo do Azulão, no Amazonas, onde o gás é obtido e liquefeito em uma usina de tratamento para estocagem e transporte.

De lá, os novos Meteor partem para a viagem por rodovias até a Usina Jaguatirica, em Boa Vista (RR), onde a energia gerada pelo gás natural é interligada à rede de transmissão elétrica de Roraima, abastecendo mais de 70% do consumo daquele estado de forma sustentável, já que reduz quase completamente a emissão de NOx característica do uso do petróleo como fonte de energia.

Veja também

Por