Fábio Miranda, diretor de operações da Martin Brower: “As principais dificuldades estão em conseguir combinar iniciativas de cuidado com o meio ambiente com as ações economicamente viáveis, de modo a serem realmente sustentáveis”

A Martin Brower atua há mais de meio século na distribuição e gestão do supply chain para redes de restaurantes e participou do II Fórum Transporte Sustentável como patrocinadora

Transporte Moderno – Quais as principais ações e programas da Martin Brower em sustentabilidade?

Fábio Miranda – Nossa missão globalmente é trabalhar por meio dos Science Based Targets (SBT) para reduzir a emissão de gases de efeito estufa de nossas atividades chave, apoiados nas seguintes prioridades: reduzir a pegada de carbono total do negócio, incluindo transportes e centros de distribuição; reduzir a geração de resíduos; e apoiar os esforços de redução de resíduos em restaurantes de nossos clientes

Transporte Moderno – Quais as dificuldades para que as empresas adotem uma logística sustentável?

Fábio Miranda – As principais dificuldades estão em combinar as ações de cuidado com o meio ambiente com as ações economicamente viáveis, de modo a serem realmente ações sustentáveis. Através de objetivos de longo prazo e compromissos assumidos publicamente, como temos na Martin Brower, podemos trazer o tema da sustentabilidade para a mesa nas discussões de quaisquer projetos e não apenas revisar os impactos no final.

Transporte Moderno – Como envolver os clientes e fornecedores nas práticas sustentáveis?

Fábio Miranda – A forma que encontramos de envolver nossos parceiros e clientes é através do alinhamento de objetivos comuns de sustentabilidade e ações combinadas e viáveis que tragam os benefícios esperados. Trazê-los à mesa para compartilhar os objetivos e, juntos, assumir os compromissos tem um efeito muito poderoso na criação de uma agenda sustentável.

Transporte Moderno – Que temas a Martin Brower considera relevante na discussão sobre sustentabilidade no setor de transporte de cargas e logística?

Fábio Miranda – A Martin Brower tem discutido várias alternativas para a matriz energética do transporte com testes de combustíveis alternativos em diversos países. No Brasil, o foco está no veículo elétrico, mas há discussões sobre veículos movidos a gás também. Eventos como o II Fórum Transporte Sustentável são muito importantes para conhecer práticas e ideias de outras empresas, bem como recomendações de especialistas para que possamos avançar com a agenda no setor.

Veja também

Por 
ENTREVISTA