Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil: “O mercado brasileiro segue sendo extremamente importante para o Grupo Daimler”

“Nesses 65 anos, a Mercedes-Benz do Brasil registrou o marco histórico de mais de 1,85 milhão de veículos comerciais vendidos, sendo cerca de 1,35 milhão de caminhões e 500 mil ônibus”, destaca o executivo

Transporte Moderno – Quais os principais marcos da Mercedes-Benz nesses 65 anos de presença no mercado brasileiro?

Roberto Leoncini – O primeiro caminhão (L 312, o “Torpedo”) e o primeiro ônibus (chassi LP 312) produzidos no país, em 1956, são da Mercedes-Benz. Eles saíram da linha de produção da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) há 65 anos e se tornaram grandes marcos para o próprio desenvolvimento do setor automotivo nacional. Da mesma planta, saem hoje o Novo Actros, o caminhão mais inteligente, eficiente, seguro e conectado do Brasil, como também a linha de ônibus O 500, que se destaca no mercado pela avançada tecnologia de segura ativa, alto padrão de conforto e excelente padrão de eficiência e custos operacionais.  Nesses 65 anos, a Mercedes-Benz do Brasil registrou o marco histórico de mais de 1,85 milhão de veículos comerciais vendidos, sendo cerca de 1,35 milhão de caminhões e 500 mil ônibus.

Seis décadas e meia depois, a empresa confirma sua posição como a maior fabricante de veículos comerciais da América Latina e um player global do Grupo Daimler, gerando soluções de mobilidade para o transporte de passageiros e de cargas, tanto para o mercado interno, quanto para diversos países para onde exporta os seus produtos. A Mercedes-Benz do Brasil é a primeira Indústria 4.0 do setor automobilístico no segmento de veículos comerciais, revolucionando os sistemas de produção, o ambiente de trabalho e a interface homem e tecnologia. Com campo de provas e centro de desenvolvimento tecnológico próprios, a empresa é líder em soluções para o ecossistema do transporte responsável e se prepara cada vez mais para um futuro ainda mais sustentável.

Em mais uma iniciativa inovadora da marca, o extrapesado Axor 3131 é o primeiro caminhão da marca com direção autônoma a ser utilizado numa operação diária regular no Brasil. Fruto de uma parceria exclusiva com a Grunner, empresa de tecnologia para o campo, esse modelo fora de estrada opera 24 horas por dia na colheita da cana-de-açúcar. Dessa parceria surgiu também o Atego 2730 com direção autônoma.

Transporte Moderno – Quais os produtos mais importantes da marca no Brasil? 

Roberto Leoncini – A linha de caminhões extrapesados Novo Actros e a família de ônibus O 500, citados na resposta anterior, representam a mais completa linha de caminhões e ônibus do país.  Num portfólio tão amplo e abrangente, é impossível destacar os mais importantes, porque nossa linha é moderna, está sempre atualizada e em evolução, atendendo às demandas das empresas de transporte, autônomos e motoristas.  Para clientes de caminhões, oferecemos as linhas Accelo (leves e médios), Atego (médios, semipesados e extrapesados), Axor e Novo Actros (extrapesados on e off-road).  Para o segmento de transporte urbano de passageiros, o portfólio da marca inclui chassis de micro-ônibus da linha LO, chassis de ônibus OF e também O 500 padron, super padron, articulados e superarticulados. Para o segmento rodoviário, a oferta conta com os modelos O 500 R, RS, RSD 6×2 e RSDD 8×2.

Transporte Moderno – Seria possível traçar uma breve evolução da tecnologia embarcada nos caminhões ao longo desse período?

Roberto Leoncini – Ao longo de sua história, a Mercedes-Benz do Brasil sempre trouxe ao mercado grandes novidades e inovadoras tecnologias de dirigibilidade, conforto e segurança. O caminhão Mercedes-Benz, aliás, sempre esteve na linha de frente na evolução do setor. Foi o primeiro a ser fabricado no país, o primeiro movido a diesel e o primeiro a apresentar o motor com gerenciamento eletrônico, introduzindo tecnologias que pudessem trazer a melhor relação custo e benefício para o transportador.  E, na grande transformação tecnológica, a Mercedes-Benz foi a primeira fabricante de veículos comerciais a trazer para sua estratégia o conceito 4.0 de produção, veículos e serviços.  

A Mercedes-Benz também é referência na evolução da compatibilidade ambiental. O L 1111 de 1964, por exemplo, um caminhão para 11 toneladas de PBT, emitia cerca de 15 quilos de CO² por tonelada de carga líquida transportada a cada 100 km. Com o Novo Actros para 74 toneladas de PBTC esse índice é de três quilos de CO² por tonelada transportada, ou seja, a emissão foi reduzida em cinco vezes.  

A evolução tecnológica também melhorou a vida a bordo para os motoristas. Hoje, os painéis dos veículos trazem diversas informações que ajudam a obter o melhor desempenho e eficiência. Piloto automático, computador de bordo e elementos como a faixa verde de rotação no painel contribuem para maior economia. O Novo Actros elevou o patamar de tecnologia desses comandos e inovou compainéis digitais por touch, conectividade, espelhamento de celular e carregamento de celular por indução, otimizando a comunicação do motorista.

O elevado padrão de segurança constitui um dos principais atributos historicamente associados aos veículos Mercedes-Benz em todo o mundo. No Brasil, a marca foi a primeira a introduzirfreios ABS (em 1981), o freio-motor auxiliar Top Brake (1993) e freios a disco (1998). Atualmente, em todas as linhas de caminhões, além de Top Brake e ABS, estão disponíveis tecnologias como ASR e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), além de retarder opcional para o Axor e o Novo Actros. O Novo Actros foi além e trouxe para o Brasil inéditas tecnologias de segurança ativa que evitam acidentes e protegem vidas: a 5ª e atual geração do assistente ativo de frenagem (ABA 5), o assistente de ponto cego, assistente de fadiga e o programa eletrônico de estabilidade (ESP). A esses sistemas somam-se itens exclusivos já disponíveis, como controle de proximidade, assistente de faixa de rolagem, faróis e limpadores de parabrisa automáticos. O Novo Actros é o único caminhão do mercado brasileiro que freia sozinho quando identifica pedestres à sua frente. Isso comprova que estamos avançados quando o tema é segurança ativa, ou seja, preservar a vida, o caminhão, a carga e as demais pessoas e veículos nas vias. O Novo Actros se destaca ainda como o primeiro caminhão sem retrovisor externo da América Latina, o MirrorCam. 

Transporte Moderno – Quais as tendências para o mercado brasileiro nos próximos anos? Que inovações a Mercedes-Benz deve trazer ao país, que já estão em uso em outros mercados? 

Roberto Leoncini – Ao completar 65 anos, a Mercedes-Benz do Brasil deu mais um passo histórico em sua trajetória marcada por muitas conquistas para a companhia, a indústria automobilística e o próprio país. A empresa apresentou aos clientes e ao mercado o eO500U, seu primeiro chassi de ônibus elétrico, veículo urbano 100% desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira com foco na realidade da mobilidade e do transporte de passageiros. Sua chegada ao mercado está prevista para 2022. Com esse moderno chassi de ônibus urbano elétrico, a Mercedes-Benz entra na era da eletromobilidade em veículos comerciais no Brasil. Assim como avança em alguns países, o uso de caminhões com novas fontes de energia deverá ocorrer no Brasil. No entanto, isso só acontecerá em larga escala quando as tecnologias forem viáveis do ponto de vista tecnológico e rentável para o cliente. É preciso ter viabilidade de operação aos clientes que investem em todo o ciclo de vida do produto. Para o Brasil, nesse momento, a Mercedes-Benz acredita em multissoluções para a redução de emissões e a sustentabilidade ambiental. O Grupo Daimler detém várias tecnologias alternativas ao uso do diesel fóssil, como o biodiesel HVO, híbrido, células de combustível e elétricos, já em operação regular em vários mercados.

 Para se ter uma ideia, a Daimler irá iniciar a produção em série do elétrico eActros, caminhão para distribuição urbana à bateria, ainda em 2021. Adicionalmente, teremos o eActrosLongHaul, também elétrico à bateria, para longas distâncias, e que deve entrar em produção em 2024. E tivemos o grande anúncio do Mercedes-Benz GenH2, movido à célula de hidrogênio, que terá início dos testes em clientes em 2023 e produção em série na segunda metade desta década. Com infraestrutura adequada e custos operacionais compatíveis, essas soluções poderão ser trazidas para o Brasil no momento oportuno.

Transporte Moderno – Qual a importância do mercado brasileiro na estratégia global da marca?

 Roberto Leoncini – O Brasil é o segundo maior mercado de caminhões da Mercedes-Benz no mundo, atrás apenas da Alemanha. É também o principal mercado para chassis de ônibus da marca. Portanto, o mercado brasileiro segue sendo extremamente importante para o Grupo Daimler.

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