Carlos Ribeiro, presidente da Volvo Financial Service América do Sul: “Os segmentos agrícola, de mineração e de construção estão bastante fortes e ajudando o banco a atingir resultados fantásticos”

“A expectativa é de encerrar 2021 com crescimento expressivo em relação a 2020. Até agora já chegamos a R$ 3,2 bilhões de recursos liberados para financiamento, ante os R$ 2,9 bilhões disponibilizados no ano passado”, disse o presidente do banco

Transporte Moderno – Qual a expectativa da Volvo Financial Service para 2022? 

Carlos Ribeiro – A expectativa é de que o próximo ano seja muito vigoroso para o grupo Volvo na venda de caminhões e de equipamentos de construção, além da recuperação substancial do mercado de ônibus, e isso poderá ajudar o banco a crescer mais que nos últimos dois anos

Transporte Moderno – O que a instituição prepara para 2022? 

Carlos Ribeiro – Para agilizar o atendimento e melhorar a qualidade da prestação de serviço para clientes e concessionários, a Volvo Financial Service vai lançar no início de 2022 uma plataforma digital de aprovação de crédito. No começo deste ano lançou o seguro prestamista, que dá ao cliente a possibilidade de financiar o seguro junto com o financiamento do veículo, e em novembro disponibilizou no mercado uma plataforma totalmente digital de peças e serviços.

Transporte Moderno – Como está o desempenho do banco Volvo em 2021? 

Carlos Ribeiro – O banco vem registrando crescimento expressivo e com resultados extraordinários. Entramos 2021 mais forte do que em 2020 e até setembro já batemos o recorde alcançado no ano passado. 

Transporte Moderno – O que tem colaborado para o bom resultado do banco neste ano? 

Carlos Ribeiro – São os segmentos agrícola, de mineração e de construção, que estão bastante fortes. Esses setores trouxeram grande oportunidade para a Volvo Financial Services, que tem aproveitado este bom momento para dar apoio nas vendas de caminhões, de máquinas agrícolas e de construção e isso está ajudando o banco a atingir resultados fantásticos.  

Transporte Moderno – Qual a previsão para 2021? 

Carlos Ribeiro – Estamos bastante otimistas e a expectativa é de encerrar o ano com crescimento expressivo em relação a 2020. Até agora já chegamos a R$ 3,2 bilhões de recursos liberados para financiamento, ante os R$ 2,9 bilhões disponibilizados no ano passado.  

Transporte Moderno – No banco Volvo qual é o prazo máximo de financiamentos? 

Carlos Ribeiro – Na Volvo Financial Service os planos de financiamentos são de até 72 meses, mas a maior concentração de pedidos é de 48 meses. Os caminhões representam 80% do volume de contratos, seguido pela linha de construção que está tendo grande demanda.  

Transporte Moderno – Como está o mercado de ônibus? 

Carlos Ribeiro – O mercado de ônibus, que em 2020 foi desafiador, com queda brutal no número de passageiros, no turismo e fretamento e retração no volume de vendas durante a pandemia, está tendo uma recuperação no segundo semestre deste ano, com as atividades retomando gradativamente, e aumentando o número de passageiros no transporte urbano e rodoviário e já estamos vendo mais pedidos de ônibus entrarem na nossa carteira e isso vai refletir nos próximos meses e no ano que vem. 

Transporte Moderno – Em 2020 como foi a performance do banco Volvo? 

Carlos Ribeiro – No ano passado o segundo semestre foi mais significativo para o banco Volvo em relação ao volume e geração de financiamento, chegando a disponibilizar R$ 2,9 bilhões, que foi recorde da história da instituição no Brasil.  

Transporte Moderno – E o resultado do consórcio em 2020? 

Carlos Ribeiro – O consórcio também alcançou recorde no Brasil no meio de uma pandemia, que nem era previsto, e a retomada foi tão forte que obtivemos R$ 1,2 bilhão de cotas de consórcio vendidas em 2020. 

Transporte Moderno – Como está a carteira de clientes? 

Carlos Ribeiro – A carteira do banco cresceu 25,7% em 2020. É um crescimento muito acima do que cresceram as carteiras de crédito do mercado como um todo. Foi um ano bastante importante para a nossa operação. A carteira de financiamentos chegou a R$ 6,5 bilhões e no consórcio chegou a R$ 3,2 bilhões, muito além das expectativas mais otimistas para 2020 no meio da pandemia. 

Transporte Moderno – O que colaborou ao bom desempenho do banco Volvo em 2020? 

Carlos Ribeiro – São três setores – agrícola, mineração e construção – que se mantiveram fortes durante a pandemia e ajudaram no crescimento da instituição no ano passado. O agronegócio tem sido o carro-chefe do Brasil como um todo e tem favorecido o nosso segmento também. 

Transporte Moderno – Qual modalidade de financiamento teve maior demanda? 

Carlos Ribeiro – Em relação às modalidades de financiamento, em 2020 houve mudanças importantes na composição da competitividade do mercado. O BNDES vem mudando a sua política e liberação de crédito e agora está mais focado em investimentos de veículos pesados para infraestrutura e deixando de atuar no varejo. Com as mudanças de metodologia do Finame, o volume de contratos começou a cair no final de 2019, de 70% passou a representar 30% em 2020 e o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) passou a ter 70% de representatividade e isso é uma tendência para este ano. 

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