Aeroporto de Guarulhos movimenta 29 milhões de toneladas em outubro

Entre os destaques nesse período estão os itens do segmento automotivo e produtos farmacêuticos, além de maquinários e eletrônicos

O Terminal de Cargas (Teca) do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, movimentou em outubro cerca de 29 mil toneladas de produtos entre importação e exportação. Só na importação, foi registrado um crescimento de 37% quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Esses números colocam o terminal como o maior importador do Brasil em volume de cargas.


Entre os destaques nesse período estão os itens do segmento automotivo e produtos farmacêuticos. Foi registrado também incremento do transporte de maquinários e eletrônicos.

O terminal é o maior complexo aeroportuário do Brasil sendo coberto por uma área de 99 mil m². O espaço possui também o maior complexo frigorífico em aeroportos do Brasil, com cerca de 30 mil m³ de capacidade de armazenamento de importação e exportação. As 23 câmaras frias alcançam todos os ranges de temperatura e atendem todos os tipos de produtos. Além disso, o terminal conta com 440 posições para contêineres refrigerados na importação e oito na exportação.

O complexo logístico, que já possui a certificação CEIV Pharma (Center of Excellence for Independent Validators) da Iata, está atuando para obter, em 2021, as certificações OEA (Operador Econômico Autorizado) da Receita Federal e CBPDA (Certificado de Boas Práticas de Distribuição e Armazenagem) da Anvisa, que confirmarão os altos índices de segurança e boas práticas no manuseio de produtos farmacêuticos no terminal.

Veja também

Por